Dengue: Prefeitura de Rio Branco realiza mutirão de vacinação para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Rio Branco realizou neste sábado (13), a abertura oficial do mutirão de vacinação contra a dengue na capital. No total, dez unidades de saúde estiveram abertas, das 8h às 17h, para atender aos usuários.

As sete Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps), são elas: Hidalgo de Lima, Rozângela Pimentel, São Francisco, Vila Ivonete, Roney Meireles, Cláudia Vitorino e Eduardo Assmar. Além das três Unidades de Saúde da Família (USFs) Francisco Constâncio, Maria Áurea Vilela e Manoel Alves Bezerra, estão com as vacinas disponíveis para o público-alvo de crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos.

Segundo a diretora de Saúde, Socorro Martins, o dia D foi escolhido para ser realizado no sábado por entender que na semana os pais trabalham e as crianças estudam e isso dificulta na logística de levarem os filhos para vacinar.

“A partir de segunda-feira essas unidades vão continuar disponibilizando a vacina, já que nós temos um número reduzido de vacina para uma população grande e a população deve procurar antes que termine e os seus filhos não sejam vacinados.”

De acordo com o prefeito de Rio Branco, o Município tem realizado uma forte ação de combate ao mosquito da Dengue e ressalta que todos devem fazer parte desse movimento.

“A vacinação é importante. A gente sabe que Rio Branco controlou muito bem a Dengue, mas acontece que em 2021 ela matou três pessoas só em Rio Branco e não queremos que isso se repita em função de descuido. Claro que todo mundo fez a sua parte… mas também precisamos vacinar e é importante que a nossa criançada entenda a importância da vacina.”

Para Franciane dos Santos, mãe do Adryan Moura de 10 anos, o cuidado com o mosquito deve ser diário porque ela já viu na prática o que ele pode causar.

“Para os papais que não querem trazer seus filhos para vacinar, eu digo: é muito importante. Meus filhos nunca atrasaram uma vacina, porque eu sempre soube da importância delas. Se ela existe é porque é importante, caso não fosse, não existiria. Então, traga seus filhos, por favor, porque se ele não pegou ainda e venha a pegar se vacinado, a reação será bem menor, porque eu vi o meu filho acamado devido à dengue”.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta