Dengue: Acrelândia e Brasileia com risco de surto

Acrelândia e Brasiléia são os dois municípios acreanos com risco de dengue para esse inverno de 2013 no Acre, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os dois municípios possuem alto índice de larvas de mosquito nas residências. No caso de Acrelândia foi encontrado 6,7% e em Brasiléia 7,7%. Os números fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo governo federal no final do ano passado.

Já Rio Branco, Bujari e Xapuri estão em estado de alerta. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti. No caso de Rio Branco, Bujari e Xapuri eles apresentaram 1,3%; 2,5% e 2,1%, respectivamente.

Neste ano, o governo federal inicia a segunda fase da campanha de prevenção. O foco é reconhecer os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas pela população, em caso de suspeita. A primeira etapa começou em novembro de 2012 com medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

agazeta.net

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima