Defeso: Flaviano Melo comemora decisão ministerial

Milhares de pescadores no Acre serão beneficiados

Os Ministérios da  Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente comunicaram à bancada federal acreana a decisão de prorrogar, excepcionalmente, por 30 (trinta) dias , a contar de 16 de março, o período de defeso (paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies) no Estado do Acre. Durante este período, o Governo Federal garante um salário mínimo aos pescadores em virtude da suspensão compulsória da pesca.  A prorrogação abrange ainda 4 municípios de Rondônia atingidos pela cheia do Madeira, Mamoré e Guaporé.

O deputado Flaviano Melo(PMDB) disse estar bastante satisfeito com a decisão, uma vez que já  havia solicitado anteriormente ao Ministério da Pesca a ampliação , para todo o Estado, da prorrogação do defeso. A solicitação do parlamentar  se deu em virtude do anúncio da presidente Dilma Rousseff de conceder  prorrogação do seguro defeso para apenas 8 municípios acreanos atingidos pela enchente (Assis Brasil, Brasiléia, Manoel Urbano, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa, Sena Madureira e Xapuri)

Na solicitação, Flaviano alegou  ao ministro da Pesca, Eduardo Lopes, que a ampliação da prorrogação do defeso para todo o Estado viria beneficiar milhares de famílias que têm na pesca seu único sustento. E lembrou que apenas no Vale do Juruá existem cerca de 5 mil pescadores artesanais. Para o deputado, a decisão dos ministérios vem ao encontro do anseio de milhares de trabalhadores da pesca de todo o Acre.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima