fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Defensora-geral, Simone Santiago, apresenta novo site e avanços na gestão da DPE/AC

Publicado

em

Em café da manhã com jornalistas, na manhã desta terça-feira, 24, a defensora pública geral Simone Santiago apresentou o novo layout do site institucional da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e falou sobre os avanços na gestão. Ela agradeceu a presença da imprensa e enfatizou que a atual gestão da DPE/AC trabalha seguindo os princípios democráticos, visando o acesso aos direitos e a garantia de justiça social.

Nesta próxima quarta-feira, 25, acontece a cerimônia de recondução da defensora Simone Santiago ao cargo máximo da Defensoria. O evento acontece às 17h, no auditório do Sebrae, com a presença confirmada de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Ela integra a administração superior da DPE/AC desde o ano de 2017, quando tomou posse como subdefensora pública geral. Em 2021 foi eleita defensora-geral, cargo que deverá permanecer até 2025.

Entre os avanços, a defensora-geral Simone Santiago apresentou o novo layout do site. “O nosso site está com novo visual, apresentando uma navegação mais intuitiva. Ele foi desenvolvido pelo setor de Inovação Tecnológica, com apoio da Assessoria de Comunicação, pensando em nossos assistidos e servidores”, frisou.

De acordo com a defensora-geral da DPE/AC, foram otimizadas as buscas e menus específicos para os segmentos de atuação da instituição. “Queremos que nossos usuários encontrem com mais facilidade o que estão buscando e descubram inovações que irão ajudar no seu atendimento. O redesenho de nosso site possibilita isso”.

“Além da melhoria em funcionalidades, o novo site também ajuda a manter os assistidos informados sobre as novidades da Defensoria Pública, informações sobre projetos, vídeos tutoriais, eventos e muito mais”, completou a defensora Simone Santiago.

A aproximação com a imprensa, para ampliar a difusão das ações da Defensoria, está entre as prioridades da gestão, segundo a defensora-geral. “Nosso setor de assessoria de comunicação está sendo ampliado exatamente para dar melhor suporte aos projetos da DPE, bem como para atender a imprensa”, enfatizou.

Avanços

Ainda na área de tecnologia e informação, nos últimos dois anos a DPE/AC investiu na criação de sistemas para otimização dos serviços e também nos projetos. Entre os destaques está a ampliação do Projeto Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você, com abrangência também no interior do estado. Desde sua a criação, em 2017, foram registrados mais de 50 mil atendimentos itinerantes, incluindo edições temáticas de atendimento para idosos e população em situação de rua.

A Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (RHUAMM) também está entre os destaques dos projetos, com uma iniciativa pioneira que em breve poderá tornar-se uma política pública instituída pelo município de Rio Branco, onde o projeto piloto tem se desenvolvido.

A segunda edição do Projeto Defensores do Futuro, no ano de 2022, atendeu mais de 200 alunos da rede pública e outros projetos da DPE/AC, como o Defensoria nas Universidades, também difundiram os serviços e missão da instituição.

Em 2022, várias foram as campanhas que reforçam a importância dos direitos e da democratização da informação, como o Defensoria Solidária, Elas em Cárcere e Defensoria no Sangue.

Foram feitos diversos investimentos em reformas e estruturas para atendimento na capital e interior, com destaque para a inauguração de unidade no munícipio de Xapuri, bem como a reforma e manutenção das unidades de Senador Guiomard, Acrelândia, Tarauacá e Feijó. Encontra-se em andamento a reforma da Unidade de Cruzeiro do Sul, inclusive em novo endereço para proporcionar mais segurança e conforto aos usuários.

Outro ponto importante citado na coletiva, foi a ampliação do atendimento em Sena Madureira, Plácido de Castro, Brasileia e Epitaciolândia, por meio de parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14).

A defensora-geral encerrou a coletiva reafirmando o compromisso para o próximo biênio 2023/2025, de contínuo investimento em tecnologia da informação, visando o aprimoramento do acesso do cidadão à instituição, a ampliação de espaços para atendimentos na capital, além da valorização de servidoras e servidores. “Para que juntos possamos construir uma Defensoria mais forte”, concluiu a defensora Simone Santiago.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende homem suspeito de estupro de vulnerável

Publicado

em

Em uma operação conjunta, a Polícia Civil do Acre (PCAC), através da Delegacia Geral de Marechal Thaumaturgo, e a Polícia Militar deram cumprimento a um mandado de prisão contra um homem de 30 anos, suspeito de cometer estupro de vulnerável em 2018.

Segundo informações, o homem teria rendido uma adolescente na comunidade Oriente e a levado para uma área de matagal. Após um percurso de cerca de 10 minutos, ele praticou atos libidinosos contra a vítima. No entanto, a adolescente conseguiu escapar e denunciou o crime à Polícia.

O acusado já era conhecido das autoridades pela prática de outros crimes. Ele foi detido e ficará recolhido na delegacia de Marechal Thaumaturgo. Após a audiência de custódia, ele será conduzido ao presídio em Cruzeiro do Sul.

A ação reflete o esforço contínuo das forças de segurança do Acre em combater crimes contra a dignidade sexual e garantir a proteção das comunidades locais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar apreende “submetralhadora” artesanal na Cidade do Povo

Publicado

em

Os fabricantes de armas artesanais que trabalham para o crime organizado em Rio Branco estão ficando cada vez mais qualificados. No início confeccionavam apenas garruchas, mas com o passar do tempo passaram a fazer armas com o mesmo poder de fogo de uma calibre 12.

Na noite desta segunda-feira, 17, em uma ação na Cidade do Povo, integrantes do 2º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma espécie de “submetralhadora”, de calibre 380. Entretanto, ninguém foi preso.

Através de uma informação anônima, os agentes de segurança foram avisados que dois homens estariam usando uma arma de fogo no bairro. No local indicado não encontraram ninguém, mas em uma casa em construção encontraram a arma, com duas munições, e um facão.

O material apreendido foi levado para a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que fica na região.

Comentários

Continue lendo

Geral

DHPP cumpre mandado de prisão de acusado de homicídio

Publicado

em

O mandado de prisão preventiva de Airton Góis da Silva no Presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco.

A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

Airton Góis, é apontado em um inquérito da DHPP, como um dos envolvidos na execução do serrador José Vaz da Silva de 37 anos. O crime aconteceu na noite de 29 de dezembro do ano passado.

Consta na investigação, que “Zezão”, como era mais conhecido,  caminhava pelo Ramal da Judia, região do Belo Jardim I, quando foi surpreendido por criminosos.

O trabalhador, sem ter qualquer chance defesa,  foi alvejado várias vezes e não resistiu aos ferimentos.

O caso foi  investigado por agentes da DHPP, que identificaram Airton Góis, como um dos autores do assassinato

O carro usado no crime e uma das armas foram apreendidos pela polícia.

Airton Góis, também responde a outros processos, entre eles, por tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo