Acre

Decisão reformada: Ex-presidente do Iapen tem pena reduzida por “conflito” com juíza em inspeção no presídio

A Justiça do Acre reduziu a pena do ex-diretor presidete do Iapen José Lucas da Cruz Gomes, condenado pelos crimes de prevaricação, violênca arbitrária e desacato contra a juíza  Luana Campos.

A decisão foi da Câmara Criminal do TJ, que maioria ( 2 a1), acatou parcialmente um recurso da defesa do réu.

Em junho do ano passado, o Juz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco, condenou Lucas Gomes pelos crimes de prevaricação, violência arbitrária e desacato praticados contra a então Juíza da Vara de Execuções Penais Luana Campos.

O ex-diretor do Iapen foi sentenciado a 1 anos e 6 meses de prisão. A pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade, com 4 horas semanais, uma vez por semana.

Os fatos, segundo a denúncia, ocorreram em 29 de agosto de 2019, nas próximidades do bloco “P”, do maior Complexo Penitenciário do Estado.

Segundo a juíza, estava no local com a equipe da Vara de Execuções Penais, quando foi abordada por Lucas Gomes, que estava acompanhado de policiais penais armados.

O então diretor do Iapen teria dito que iria acompanhar a inspeção. Mas a magistrada disse que não aceitaria.

Frente, a insistência de Lucas e a proibição da  Juíza e a equipe dela, de utilizar  aparelhos celulares nos pavilhões, a inspenção não foi reaizada.

Ao julgar o recurso da defesa, o relator do processo Francisco Djalma, entendeu que  em relação aos crimes de prevaricação e violênica arbitrária não ficaram caracterizados, já que existiam dúvidas.

Em relação ao desacato,  o relator apontou que ficou comprovado  pelo não cumprimento da ordem da juíza, que dispensou o acompanhamento  do então diretor do Iapen e dos policiais penais

A presidente da Câmara Criminal Denise Castelo Bonfim, acompanhou o voto do relator, mas o desembargador Elcio Sabo Mendes foi contra a redução da pena.

Com a reforma da sentença, Lucas Gomes foi condenado a seis meses de reclusão. A pena foi substituída por duas horas de prestação de serviço semanais à comunidade, uma vez por semana.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima