Davi Friale anuncia: “Podem dar adeus à estiagem, chegou a hora das chuvas no Acre”

O nível dos rios não baixará mais do que o recorde atingido recentemente e, a partir de agora, irá aumentar lentamente

O pesquisador em meteorologia Davi Friale usou o seu site especializado em climatologia para anunciar que, segundo suas pesquisas, a temporada de calor e seca intensa para o ano de 2016 chegou ao fim.

“Pode-se dar, sem medo de errar, o adeus à estiagem que assolou o Acre neste ano de 2016. A partir de agora, as chuvas, como O Tempo Aqui já havia anunciado, serão frequentes e suficientes para proporcionarem alívio com relação à seca”, disse Friale em sua postagem nesta sexta-feira (16).

No entanto, ainda não começou o período chuvoso, quando as precipitações são diárias na Amazônia sul-ocidental, mas não ocorrerá mais, neste ano, vários dias muito secos.

O nível dos rios não baixará mais do que o recorde atingido recentemente e, a partir de agora, irá aumentar lentamente, inclusive o nível do Rio Acre.

Mais chuvas intensas nos próximos dias

A penetração de mais umidade do oceano Atlântico e a chegada de outra frente fria de fraca intensidade provocarão chuvas volumosas novamente, no início da próxima semana, na maior parte do Acre o que, segundo o pesquisador, descarta o perigo de continuidade da seca que marcou este inverno.

“É bastante provável que, neste mês de setembro, as chuvas fiquem bem acima da média climatológica para o mês, no leste e no sul do Acre”, finalizou Davi Friale.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima