Daniela Falcão traz Festival Nordestesse para Brasília

Beatriz Lima Leal
Daniela Falcão traz Festival Nordestesse para Brasília

Nesta quarta-feira (22), o Festival Nordestesse desembarca em Brasília para três dias de evento. O projeto idealizado por Daniela Falcão, que foi diretora de redação da Vogue Brasil por mais de 12 anos, retorna à capital federal pela quarta vez para mais uma temporada de moda, cultura, design e gastronomia em parceria com a multimarcas Q.U.A.D.R.A, da alagoana radicada em Brasília Patrícia Justino Vaz.

O Festival Nordestesse em Brasília contará com curadoria de 16 marcas de moda e acessórios, uma seção de design e também uma curadoria de produtos gastronômicos premiados para levar até o público brasiliense o que há hoje de mais original e sofisticado em se tratando da produção autoral nordestina.

A abertura do evento será às 16h desta quarta-feira, com degustação de queijos e geleias regionais premiados. Na quinta-feira (23), as marcas de moda e acessórios farão um desfile, a partir das 16h. A programação se encerra na sexta, com drinques regionais.

Dani Falcão e Pat Justino Vaz
(Foto: cortesia)
Nordestesse na Quadra em 2023
(Foto: cortesia)

Ao GPS|Brasília, Daniela conta que o Nordestesse surgiu durante a quarentena da pandemia, quando ela ainda trabalhava com redação, voltou para o Nordeste e começou a publicar no seu perfil pessoal as fotos e histórias de designers e estilistas de lá. À medida que recebia retorno nas redes sociais, com engajamento enorme de curtidas e comentários, Daniela também tinha retorno das próprias marcas, que avisavam que o produto que ela havia compartilhado tinha esgotado no estoque.

#advanceampads0#
Daniela Falcão
(Foto: Bruna Guerra)
Daniela Falcão
(Foto: Bruna Guerra)

As marcas chamaram a atenção de Daniela não só pela alta qualidade, mas também pelo uso contemporâneo de saberes manuais ancestrais — bordados, crochês, cestaria, rendas. “ Quando entendi que o que faltava era a “ponte”, tive a ideia de criar o Nordestesse, que tem como objetivo fomentar o criativo dentro dos 9 estados do Nordeste e impulsioná-los junto aos formadores de opinião, imprensa e público-consumidor “, explica Daniela.

A primeira edição do Festival Nordestesse em Brasília foi em novembro de 2021. De lá para cá, o crescimento foi notável: o que antes eram 15 marcas de moda, hoje são 205. Além disso, foi necessário segmentar formas de abordagem diversas e eficazes para diferentes públicos e marcas. Em seguida, veio a ideia de ter lojas proprietárias do Nordestesse durante o verão, aproveitando a procura pelas coleções de resort .

#advanceampads1#
Vivil Guimarães – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Pernambucana da Gema – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Monica Santos – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Milá – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Matulão – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Kassuá – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Juliana Santos – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
George Azevedo Art – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Gamboa – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Gabriela Fiuza – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)

O Nordestesse tem grande impacto nos cenários fashion e cultural: marcas passaram a ser conhecidas e consumidas a nível nacional, algumas já conquistaram espaços físicos próprios e nem precisam mais de uma ação do Nordestesse para estarem nos holofotes.

No ponto de vista cultural, o projeto fundado por Daniela Falcão comunica muito sobre tradição, tanto na moda quanto na gastronomia, reforçando um papel de educar o brasileiro sobre as raízes culturais.

#advanceampads2#
Casa Aika – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Caroll Falcão – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Atitocou – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Amares – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Alina Amaral – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Duda Bradley – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)
Fabio Melo – Nordestesse na Quadra 2024
(Foto: cortesia)

A moda sustentável também é pauta do Nordestesse. Na curadoria, também realizada por Daniela, as marcas precisam não só resgatar os saberes ancestrais nordestinos como também causar impacto social e ambiental positivo em suas comunidades. Daniela acredita que isso é muito natural das marcas que são parceiras do Nordestesse, então o projeto reforça essa postura e faz sua comunicação de forma mais clara.

#advanceampads3#

A carreira de Daniela foi feita no jornalismo, sendo 30 anos dedicados às redações. O desejo de criar o Nordestesse veio a partir dos questionamentos sobre o modo de vida, da busca de um novo capítulo em meio à pandemia, e do desejo de resgatar suas raízes e retornar ao Nordeste.

#advanceampads4#

Os próximos planos do Nordestesse são abrir uma loja na Casa Cor Bahia e, também na Bahia, um trabalho com os Pataxós, povo originário do estado, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), para capacitar as artesãs e inseri-las no circuito de forma digna e justa. Além disso, o Festival Nordestesse participará pela primeira vez do Arte Rio, uma seara de artes que vai servir como oportunidade para diversos parceiros. “ Como colaboradores do SPFW, também sonhamos em estar cada vez mais presentes com nossos designers apresentando suas criações. Queremos ocupar esses espaços e avançar em todos os sentidos! “, conclui Daniela.

SERVIÇO

Festival Nordestesse na Quadra

Quando: 22 a 24 de maio, a partir das 16h
Onde: SHIS Qi 13, conjunto 7, casa 8 – Lago Sul, Brasília

Fonte: Nacional

Comentários

Publicado por
A Gazeta