CPI vai convocar diretoria da Energisa para explicar aumentos abusivos no Acre

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa na Assembleia Legislativa aprovou três requerimentos em caráter de urgência mediante o aumento considerável das contas de energia neste mês de setembro. O deputado Jenilson Leite (PSB) convocou um representante da empresa concessionária para esclarecer o motivo de no último mês as contas dos consumidores mais que dobraram na maioria dos casos.

Já o deputado Roberto Duarte (MDB) exige perícia de órgãos de fiscalização e controle nos medidores eletrônicos instalados em substituição aos analógicos tradicionais. Para fechar o cerco a Energisa, Edvaldo Magalhães (PCdoB) quer uma enxurrada de ações pelos consumidores que se sentem lesados através do Procon e da OAB.

O presidente da CPI, Daniel Zen (PT), explicou que os membros da Comissão aprovaram os três requerimentos em função dos últimos
acontecimentos. “A Energisa substituiu no meu escritório o medidor analógico por um eletrônico e a conta estourou”, revelou. De acordo com ele, centenas de pessoas estão reclamando dessa cobrança majorada. Sobre o requerimento do deputado Roberto Duarte, o petista disse que o Inmetro e outras instituições vão fiscalizar esses novos equipamentos. Ele justificou a convocação imediata de um representante da empresa para esclarecer esse aumento obscuro.

Em relação a possível enxurrada de processos contra a Energisa, Daniel Zen disse que a CPI vai criar meios para que a população possa recorrer desses abusos através de órgãos do Estado e da sociedade civil organizada.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
ac24 Horas