fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Covid: Com 754 novas mortes, Brasil tem 9º dia seguido de queda na média, Acre é o único estado em alta na média móvel

Publicado

em

O Brasil registrou 754 novas mortes de covid-19 nas últimas 24 horas e chegou aos 525.229 óbitos pela doença desde o início da pandemia. Com os números de hoje, o país completa nove dias seguidos de queda na média móvel. Os dados são obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, junto às secretarias estaduais de saúde.

Pelo sexto dia seguido, o Brasil registrou média móvel diária abaixo de 1.600. Foram 1.575 mortes em média nos últimos sete dias, indicando uma tendência de queda de -20% na comparação com 14 dias atrás. A última vez que o país teve tantos dias com média abaixo de 1.600 foi no início de março.

Devido a oscilações nos dados da covid-19 que ocorrem aos fins de semana e feriados, a média móvel diária é o índice mais adequado para a análise do comportamento da pandemia, segundo especialistas. A média de hoje é comparada com o índice de duas semanas atrás —período comum de manifestação da doença. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda, acima de 15% é aceleração e, entre os dois valores, indica estabilidade nas mortes.

Devido a oscilações nos dados da covid-19 que ocorrem aos fins de semana e feriados, a média móvel diária é o índice mais adequado para a análise do comportamento da pandemia, segundo especialistas. A média de hoje é comparada com o índice de duas semanas atrás —período comum de manifestação da doença. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda, acima de 15% é aceleração e, entre os dois valores, indica estabilidade nas mortes.

Média móvel 5/7 Imagem: UOL.

Embora esteja em queda há uma semana, esse índice continua alto e está acima de 1.000 há 166 dias. Durante a chamada primeira onda, o maior tempo que a média móvel ficou acima de mil foi 31 dias.

Depois de três dias seguidos apresentando queda em todas as regiões, o Sudeste apresentou estabilidade de 15% hoje. As demais mantiveram a queda: Centro-Oeste (-18%), Nordeste (-27%), Norte (-18%) e Sul (-25%).

Pelo segundo dia consecutivo, o Acre foi o único estado com tendência de alta: 62%. Outros 16 mais o Distrito Federal tiveram queda, enquanto nove tiveram queda.

Além disso, foram registrados 25.796 novos casos de infecção pelo coronavírus desde as 20h de ontem. O total de infecções desde o começo da pandemia chegou a 18.792.076.

Os dados não representam quando os óbitos e diagnósticos de fato ocorreram, mas, sim, quando passaram a constar das bases oficiais dos governos.

Média móvel por estados 5/7 Imagem: UOL.

Veja a situação por estado e no Distrito Federal

Região Sudeste

Espírito Santo: estável (-11%)

Minas Gerais: queda (-16%)

Rio de Janeiro: queda (-30%)

São Paulo: estável (-11%)

Região Norte

Acre: alta (62%)

Amazonas: estável (-15%)

Amapá: queda (-31%)

Pará: queda (-27%)

Rondônia: queda (-22%)

Roraima: estável (14%)

Tocantins: estável (-9%)

Região Nordeste

Alagoas: estável (-4%)

Bahia: queda (-24%)

Ceará: queda (-38%)

Maranhão: queda (-17%)

Paraíba: queda (-40%)

Pernambuco: queda (-20%)

Piauí: queda (-45%)

Rio Grande do Norte: queda (-17%)

Sergipe: queda (-34%)

Região Centro-Oeste

Distrito Federal: queda (-21%)

Goiás: queda (-20%)

Mato Grosso: estável (-12%)

Mato Grosso do Sul: queda (-20%)

Região Sul

Paraná: queda (-32%)

Rio Grande do Sul: estável (-14%)

Santa Catarina: estável (-12%)

 

O Ministério da Saúde divulgou hoje que o Brasil registrou 695 novas mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, houve 525.112 óbitos causados pela doença em todo o país.

Pelos números do ministério, houve 22.703 testes positivos para o novo Corona-vírus entre ontem e hoje no país, elevando o total de infectados para 18.792.511 desde março de 2020.

Segundo o governo federal, 17.151.673 pessoas se recuperaram da doença até agora, com outras 1.115.726 em acompanhamento.

 

Fonte: UOL
Autores: Carolina Marins, Denise Bonfim e Ricardo Espina do VivaBem

Comentários

Continue lendo

Brasil

Copiloto de helicóptero da Polícia Civil é baleado na cabeça ao sobrevoar comunidade da Zona Oeste do Rio durante operação

Publicado

em

O copiloto de um helicóptero da Polícia Civil foi baleado na cabeça durante uma ação na Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (20).

Felipe Marques Monteiro, 45 anos, foi atingido em uma aeronave do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e seu estado de saúde é considerado gravíssimo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Criminosos atearam fogo em barricadas durante operação da polícia na Vila Aliança — Foto: Reprodução

O policial foi levado para o hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul do Rio, para passar por uma cirurgia.

Informações preliminares davam conta de que Felipe pilotava a aeronave, mas, posteriormente, a Polícia Civil informou que ele era o copiloto.

Helicóptero da Polícia Civil durante operação na Vila Aliança na manhã desta quinta (20) — Foto: Reprodução

Felipe foi baleado durante uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos de vans. Segundo a investigação, a quadrilha atua, principalmente, na Zona Oeste. Após roubar os veículos, o bando desmancha e revende as peças.

Em um dos endereços, na Vila Aliança, os bandidos atiraram nos policiais e atearam fogo em barricadas.

Piloto de helicóptero da Polícia Civil é baleado ao sobrevoar a Vila Aliança durante operação — Foto: Reprodução / TV Globo

 

Comentários

Continue lendo

Brasil

O ‘Senhor do Senhor das Armas’: PF mira real chefe de esquema que enviou 2 mil fuzis de Miami ao Rio; alvo é policial federal aposentado

Publicado

em

Por

Casa no Recreio onde alvo atirou contra policiais — Foto: Reprodução/TV Globo

Senhor das Armas, o brasileiro Frederick Barbieri, condenado por tráfico internacional de armas pela Justiça dos Estados Unidos, tem um chefe. E a TV Globo apurou que esse homem é o policial federal aposentado Josias João do Nascimento, de 56 anos.

Senhor do Senhor das Armas é um dos alvos de 14 mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF nesta quinta-feira (20) na Operação Cash Courier. Segundo as investigações, o esquema de Josias e de Barbieri enviou 2 mil fuzis de Miami para o Rio de Janeiro — o destino eram favelas do Comando Vermelho (CV).

Um dos endereços atribuídos a ele é uma mansão no Alphaville, um condomínio de alto luxo na Barra da Tijuca. Até a última atualização desta reportagem, não se sabia se o agente aposentado estava na residência.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cheia do Rio Acre altera entregas dos Correios em Rio Branco

Publicado

em

Devido à cheia do Rio Acre, os Correios tiveram que alterar o fluxo de entregas em Rio Branco para garantir a continuidade dos serviços. Pela dificuldade de acesso dos carteiros a endereços que estão alagados, a distribuição foi centralizada, de maneira contingencial, na agência localizada na Avenida Epaminondas Jacome, 2858, no centro da capital.

Os destinatários nessa situação precisam acessar o site ou o app dos Correios para conferir o rastreamento do objeto. Nele, vai aparecer a informação de “retirada disponível”. O prazo para retirada é de sete dias corridos para encomendas e de 20 dias corridos para cartas/correspondências.

A medida temporária atende os destinatários das seguintes localidades:
  • Bairro Base: Rua Barbosa Lima; Rua Estado do Acre; Rua Floriano Peixoto Trecho no início; Rua Sena Madureira; Rua Xapuri; Travessa Cruzeiro do Sul; Travessa Feijó;
  • Bairro Habitasa: Rua Venezuela; Rua Paris; Rua Paraguai; Rua México; Trav. Progresso; Trav. Maria Tereza; Trav. Judith Paiva; Trav. Nilo Bezerra; Trav. Suriname;
  • Bairro Cidade Nova: Rua Baixa Verde (parte); Rua Guajará (parte); Rua Beira Rio; Avenida Beira Rio;
  • Bairro 6 de Agosto: Rua Santa Terezinha; Trav. Praxedes; Trav. Cearense.

Os Correios seguem monitorando com a Defesa Civil o cenário da cheia do Rio Acre e permanecem à disposição dos moradores pelos canais oficiais de atendimento, pelos telefones 3003-0100 ou 0800-725-7282, ou pelo site www.correios.com.br.

Comentários

Continue lendo