Covid-19: prefeitura do interior do AC suspende atendimento ao público e proíbe entrada de pessoas de outras cidades

Acrelândia tem 7 casos confirmados de Covid-19, segundo Saúde. Decreto com novas medidas para conter doença foi publicado nesta quarta-feira (1) no DOE.

Covid-19: prefeitura do interior do AC suspende atendimento ao público e proíbe entrada de pessoas de outras cidades — Foto: Nesio Carvalho/Arquivo Pessoal

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

A Prefeitura de Acrelândia, no interior do Acre, anunciou mais um conjunto de medidas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Com sete casos confirmados de Covid-19, a cidade suspendeu, por tempo indeterminado, o atendimento ao público de forma presencial nas secretarias e órgãos públicos.

A exceção é para o atendimento na Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de saúde. O decreto com a ampliação das medidas foi publicado na edição desta quarta-feira (1) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Também nesta quarta, o prefeito Ederaldo Caetano decretou estado de calamidade pública no município de Acrelândia, devido à quantidade de casos confirmados.

________________

Conforme a prefeitura, os serviços internos não foram suspensos e vão ocorrer das 7h às 11h e das 13h às 17h. A população que precisar dos serviços municipais pode acessar por meio do portal da prefeitura.

________________

O decreto determina ainda a proibição da entrada de pessoas de outras cidades, estados ou países no município.

No caso de moradores de Acrelândia que estejam retornando à cidade, esses vão ter que passar por uma triagem e monitoramento da equipe de saúde. Em seguida, devem ficar de quarentena em casa, sendo proibidos de sair. Caso a pessoa não obedeça a determinação, o decreto prevê uso da força policial.

Os caminhoneiros que transportarem mercadorias em geral não estão proibidos de entrar na cidade do interior do Acre.

Foi estabelecido ainda o trabalho remoto para o caso dos servidores com idade acima dos 60 anos, portadores de doenças crônicas, comprovadas por laudo ou relatório médico, gestantes e servidores que tenham retornado de viagem a locais de risco.

A prefeitura já havia suspendido a coleta de entulhos em toda a cidade. A suspensão não se aplica à coleta aos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos doméstico ou os produzidos pelo comércio, prestação de serviços e indústrias.

Covid-19 no Acre

O último boletim da Secretaria de Saúde do Acre, divulgado nessa terça-feira (31), confirmou 42 casos de Covid-19 no estado. Somente em Acrelândia, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes, são sete casos.

Há casos também em Rio Branco e Porto Acre. A Saúde informou que recebeu 461 casos suspeitos, descartou 378, confirmou 42 e 41 seguem em análise. Dos confirmados, 34 são de Rio Branco; 7 em Acrelândia e 1 em Porto Acre.

O mais novo paciente confirmado de Acrelândia é uma auxiliar administrativa de 49 anos, que contraiu a doença ao ter contato com uma pessoa que já tinha sido diagnosticada com a doença.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre