Covid-19: mais de cem mil doses de reforço foram aplicadas no Acre

Além das duas doses da vacina, é importante tomar o reforço após quatro meses

Mais de 100 mil pessoas já tomaram a dose de reforço contra a Covid-19 no Acre. O estado tem cerca de 54% da população completamente imunizada, ou seja, com duas doses ou dose única. Os municípios onde a segunda imunização está mais atrasada são: Santa Rosa dos Purus e Capixaba. A secretária de Saúde do estado, doutora Paula Mariano, lembra que quem completa o esquema vacinal se protege e contribui para o cenário coletivo.

“Reflexo disso é diminuição da ocupação dos leitos, diminuição das ocupações do UTI não só leitos clínicos, mas UTI também. Então a gente pede à população que venha completar seu esquema vacinal com a segunda dose, com a dose de reforço, que a procura tá bem baixa. Então a gente só precisa que a população procure para que a gente possa sair o quanto antes dessa pandemia. Vacinas salvam vidas!”

A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, explica que a vacinação é importante no atual contexto da pandemia.

“A variante veio também para nos ensinar, que quando nós estávamos achando – nós observamos isso no Brasil inteiro, já estava um pouco arrefecidos, né? Alguns deixando as máscaras, se aglomerando, relaxando, ela veio mostrar que nós ainda precisamos. A pandemia não acabou, de fato a pandemia não acabou, ela não está como estava, não vamos envolver estresse pós-traumático, mas precisamos estar alertas e ser prudentes”

A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos. E o reforço para quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose ou dose única há quatro meses.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agencia 61