O MS disponibiliza, por remessas, testes rápidos aos estados. No Acre, os municípios também já receberam. Entretanto, a recomendação do próprio MS é que sejam prioritariamente disponibilizados para profissionais da Saúde, Segurança e idosos que vivem em lares de longa permanência, que estejam sentindo os sintomas da Covid-19.
Dessa maneira, a infectologista que está no apoio ao COE, Rossana Macedo, explica um pouco mais sobre quando deve ser realizado o teste. Confira:
Quando realizar o RT-PCR?
O RT-PCR deve ser recolhido na primeira semana da doença, em pacientes que apresentam os sintomas como febre e outros sintomas respiratórios, no caso tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro e dificuldade para deglutir.
Quando realizar o teste rápido?
O teste rápido só adianta coletar a partir do oitavo dia, idealmente a partir do décimo dia. Por que? Porque antes disso tem uma grande chance de dar um falso-negativo.
O falso-negativo exclui a possibilidade de estar infectado?
O falso-negativo não exclui doença, principalmente se ele for apresentado antes do oitavo ou décimo dia de sintomas.
Quem pode fazer o teste?
Tanto o teste rápido, quanto o exame que faz a raspagem da mucosa, devem ser realizados em pacientes que apresentam todos os sintomas, considerando a quantidade de exames que é ofertada atualmente.
Quais os sintomas?
A pessoa infectada, comumente sente dor de garganta, febre, tosse, não sente cheiros, tem coriza e não sente o sabor do alimento. Nesse caso é aconselhado que o paciente fique em isolamento domiciliar.
Quando procurar uma unidade de saúde?
O paciente deve procurar uma unidade de saúde quando apresentar sintomas graves como desconforto respiratório, dispneia que é a falta de ar e também quando sentir o agravamento dos demais sintomas.