Acre

Corretores de SP buscam boi gordo do Acre mesmo com ICMS menor em Rondônia

Sondagem em grupo de WhatsApp indica demanda aquecida; pecuaristas veem sinal positivo, e dados sobre exportação de animais são corrigidos

O número de animais com mais de 36 meses que saíram do Acre para serem finalizados em outros estados durante todo o ano de 2025 foi de 10.591 bovinos. Foto: captada

A demanda por boi gordo do Acre segue aquecida mesmo após a redução do ICMS sobre a saída do animal em Rondônia – de 12% para 4%. Um áudio de um corretor de São Paulo em um grupo de WhatsApp de produtores de Rio Branco, no dia 3 de fevereiro, pedindo informações sobre preços no estado, é visto como um sinal de que o mercado nacional mantém interesse no gado acreano pronto para abate.

A sondagem sugere que, apesar da vantagem tributária no estado vizinho, corretores avaliam logística, qualidade do rebanho e disponibilidade no Acre. A movimentação é recebida com otimismo por pecuaristas locais, que temiam que a medida de Rondônia pudesse esfriar as negociações por aqui.

Dados corrigidos

A reportagem também corrige informações anteriormente divulgadas: em 2025, saíram do Acre para abate em outros estados 10.591 bovinos com mais de 36 meses – e não 173.368 animais, como havia sido informado. Este último número corresponde, na verdade, aos bois abatidos dentro do estado entre agosto e dezembro do ano passado. A revisão foi feita com base em dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac).

Comentários

Publicado por
Marcus José