Parceria entre INSS e Correios amplia canais de atendimento para vítimas de descontos indevidos. Serviço já está disponível em todo o Brasil a partir desta sexta-feira (30). Foto: cedida
A partir desta sexta-feira (30), as mais de 11 mil agências dos Correios em todo o país passam a oferecer atendimento especializado para aposentados e pensionistas do INSS que suspeitem de irregularidades em seus benefícios. A medida representa uma ampliação significativa no acesso aos serviços de fiscalização previdenciária.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre os dois órgãos com o objetivo de descentralizar e facilitar o acesso da população aos serviços. Segundo o INSS, os casos relatados serão analisados pela autarquia em até 15 dias úteis. Os beneficiários podem acompanhar o andamento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
A medida chega em meio a uma série de denúncias de descontos indevidos em contracheques de beneficiários, especialmente relacionados a empréstimos consignados não autorizados. Segundo Mizael Rodrigues, superintendente dos Correios no Acre, a escolha se deve pelo fato de as agências alcançarem muitos municípios.
Atendimento presencial em todas as agências dos Correios
Foco principal em casos de descontos indevidos em benefícios
Solução para municípios com poucas agências do INSS
“Os Correios desde esta quinta-feira estamos atendendo todos os municípios do Brasil, o que permite alcançar mais pessoas, principalmente nas regiões onde o INSS tem dificuldade de presença física […] esse atendimento começa hoje e não vai se encerrar mais”, complementou.
O aposentado de Rio Branco, Sebastião Nogueira, é um dos que enfrentaram dificuldades após descobrir descontos indevidos em suas aposentadorias. “A forma que eu descobri foi tirando o extrato. Eu sempre me preocupava porque não tinha essas dívidas para descontar de mim. E os valores só foram aumentando”, relatou.
Já o aposentado Jean contou que buscou ajuda diversas vezes, mas esbarrou na burocracia e na falta de informações. Ele convive com os descontos há cerca de seis anos. “Muitas vezes eu procurei o banco, o banco não tinha como me explicar. Procurei até advogado, mas falaram que não tinha uma pessoa definida para procurar. Então deixei para lá e fiquei sofrendo”, disse.
Com o novo serviço nos Correios, ele tem esperança de resolver o problema. “Eu espero que sim. Se eu chegar a receber [os valores de volta], vai ser muito bom”, afirmou.
Fraude no INSS: Agências dos Correios no Acre iniciam atendimentos presenciais nesta sexta-feira (30). Foto: cedida
O atendimento é gratuito e está disponível para qualquer pessoa que receba benefício do INSS. Basta comparecer a uma agência dos Correios com documento de identidade com CPF. No caso de representantes legais, é necessário apresentar também a procuração.
Os funcionários dos Correios foram treinados e capacitados para garantir a segurança dos dados, segundo o INSS. “Nós não vamos reter documentos nem pegar assinaturas. O atendente apenas consulta o sistema do INSS com base nos dados fornecidos e orienta o cidadão”, explicou o superintendente.
Os beneficiários devem apresentar um documento oficial com foto. Não é preciso levar extrato bancário, comprovante de inscrição ou contracheque.
O atendimento será gratuito, com prioridade para aposentados e pensionistas. Algumas unidades contarão com filas preferenciais e guichês exclusivos.
Contudo, a presença física nas agências dos Correios pode ser uma opção mais acessível para quem não tem familiaridade com os meios digitais ou vive em áreas remotas. O atendimento já está disponível e não tem prazo para terminar.
Leva o atendimento a cidades sem agência do INSS
Reduz a necessidade de deslocamento para grandes centros
Agiliza o processo de identificação de irregularidades
Segundo o INSS, os casos relatados serão analisados pela autarquia em até 15 dias úteis. Os beneficiários podem acompanhar o andamento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
A iniciativa surge como resposta ao crescente número de denúncias sobre fraudes no sistema previdenciário, especialmente em operações financeiras vinculadas aos benefícios. Só em 2024, o INSS já bloqueou mais de R$ 1 bilhão em irregularidades.
Os Correios foram escolhidos por sua capilaridade nacional, atendendo inclusive municípios do interior onde o INSS não possui unidades físicas. A expectativa é que o serviço beneficie especialmente idosos e pessoas com dificuldade de acesso aos canais digitais.