Corpos acumulados em necrotério de pronto-socorro de Rio Branco: ‘Nossa triste realidade’, diz diretor

Isso porque, segundo elas informações, tiveram vários óbitos durante a noite de domingo (28) e a madrugada de segunda e não há serviço de sepultamento à noite.

Por Iryá Rodrigues

Corpos acumulados no necrotério do pronto-socorro de Rio Branco, uma das unidades de saúde da capital que atende pacientes com Covid-19.

As imagens que mostram ao menos oito corpos em uma sala do hospital circularam nas redes sociais e viralizaram.

O diretor da unidade, Areski Peniche, confirmou nesta terça (2) que se trata do necrotério do hospital e que o vídeo deve ter sido feito nas primeiras horas dessa segunda. Isso porque, segundo ele, tiveram vários óbitos durante a noite de domingo (28) e a madrugada de segunda e não há serviço de sepultamento à noite.

“Com relação a essas imagens que estão circulando, provavelmente foram feitas na manhã de ontem, porque tivemos diversos óbitos na madrugada de domingo para segunda e, como não temos serviço de sepultamento à noite, nem na madrugada, esses cadáveres acabaram se acumulando dentro do necrotério, mas, durante a manhã, os familiares foram retirando os corpos e providenciando os procedimentos funerários”, afirmou Peniche.

Ainda sobre a situação, ele disse que é “muito grave” e que somente nesta terça o necrotério da unidade está com dois cadáveres e as famílias já foram avisadas e providenciam os sepultamentos.

“A situação está muito séria, infelizmente uma boa parcela da população continua aglomerando em locais públicos e nos hospitais vão se aglomerando cadáveres. Essa é nossa triste realidade, os trabalhadores estão se dedicando demais, a Secretaria de Saúde tem feito uma ação incansável, incessante no intuito de garantir os insumos, medicamentos, garantir que a população tenha atendimento. Mas chegou um limite, onde não se tem mais como ampliar serviços, não se tem mais como criar novas estruturas.”

Covid-19 no Acre

O boletim da Secretaria de Saúde do Acre trouxe a confirmação de mais 14 mortes pela Covid-19 nessa segunda (1). Com isso, o total de mortes no estado é de 1.012. Mais 280 novos casos de infecção pelo novo coronavírus também foram registrados, fazendo como que o número de casos saltasse de 57.534 para 57.894 nas últimas 24 horas. Há 325 pessoas internadas.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e e 6.472,4 casos para cada 100 mil habitantes. O Acre apresenta um coeficiente de mortalidade (óbitos por 100 mil habitantes) de 113,1% e de letalidade de 1,7%.

Maiores taxas de contaminação a cada 10 mil habitantes:

  • Assis Brasil – 1.531
  • Xapuri – 1.269
  • Tarauacá – 986
  • Mâncio Lima – 914
  • Sena Madureira – 780

Situação dos leitos no Acre

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados, 97 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação apresentou uma leve queda e chegou a 91,5%. O Into, onde fica o maior hospital de campanha do estado, continua com lotação máxima. Os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

No total, Rio Branco tem 200 leitos de enfermaria para pacientes da Covid-19, dos quais 167 estão ocupados.

Veja a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais Rio Branco, de acordo com dados divulgados às 17h dessa segunda-feira (1) pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Leitos de enfermaria (Covid-19)

Nome do Hospital Taxa de ocupação
Pronto-Socorro de Rio Branco 30%
Into-AC Hospital de campanha 96%

Leitos de UTI (Covid-19)

Nome do Hospital Taxa de ocupação
Pronto-Socorro de Rio Branco 88,7%
Into-AC Hospital de Campanha 93%

Confira a ocupação total do município em cada categoria:

  • Leitos de enfermaria Covid: 83,5%
  • Leitos de UTI Covid: 91,5%

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre