Corpo de Bombeiros resgata mais de meio milhão em bens submersos em rio no interior do Acre
Equipamentos modernos e treinamento contínuo garantem o pronto emprego das equipes
O trabalho dos militares tem se destacado também pela agilidade e preparo/ Foto: Reprodução
O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por uma série de operações bem-sucedidas do Corpo de Bombeiros no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. De acordo com a tenente Daniela Marques, subcomandante do 4º Batalhão de Proteção e Combate a Incêndios Florestais, o total de bens resgatados nas águas do rio ultrapassou R$ 590 mil, sendo R$ 311 mil somente por meio de operações de mergulho.
Ao todo, foram realizadas 15 missões de mergulho para resgatar bens materiais e outras duas em busca de pessoas desaparecidas, vítimas de afogamentos. Segundo a tenente, 70% das ocorrências estiveram relacionadas a naufrágios e 30% a colisões entre embarcações.
Nos últimos anos, a divulgação das ações dos bombeiros tem aumentado o número de chamados/ Foto: ContilNet
“A ajuda do solicitante é essencial. Quando a pessoa consegue apontar exatamente onde ocorreu o naufrágio ou o acidente, isso aumenta significativamente nossas chances de sucesso”, explicou Daniela Marques. As operações com localização precisa tiveram uma taxa de êxito de 85%. Já em casos em que o ponto do acidente não é informado com clareza, as buscas se tornam inviáveis devido à extensão e à complexidade do Rio Juruá.
O trabalho dos militares tem se destacado também pela agilidade e preparo. Equipamentos modernos e treinamento contínuo garantem o pronto emprego das equipes. “Assim que somos acionados, montamos a equipe e partimos imediatamente para o local, desde que não seja período noturno”, afirmou a subcomandante.
Apesar da experiência de muitos ribeirinhos com o rio, o Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos de tentativas de resgate por conta própria. “É preciso técnica e equipamento adequado. Temos visto muitos casos de pessoas que, por não saberem que prestamos esse tipo de serviço, mergulhavam por conta própria, sem a mínima segurança.”
Nos últimos anos, a divulgação das ações dos bombeiros tem aumentado o número de chamados. Muitos moradores, agora conscientes do trabalho especializado prestado pela corporação, têm acionado os militares com maior frequência. “O feedback dos ribeirinhos tem sido muito positivo. Saber que podem contar conosco tem feito toda a diferença na segurança e na preservação de seus bens”, destacou Daniela Marques.