Coronavírus: número real de casos no Acre deve estar entre 600 e 800, diz médico

Thor Dantas alerta em vídeo que o pico da epidemia no estado será no final de maio e início de junho

O número levaria em conta pessoas contaminadas que não sentiram os sintomas ou tiveram manifestação leve e não precisaram procurar a Unidade de Pronto Atendimento

LEANDRO CHAVES

Em vídeo para as redes sociais da Universidade Federal do Acre (Ufac), o médico infectologista acreano Thor Dantas alerta que o número real de casos de coronavírus no estado pode ser muito maior que os 214 divulgados pelo governo.

Segundo ele, para cada infectado comprovado há pelo menos outros três que não aparecem na listagem oficial da Secretaria de Saúde (Sesacre). O número levaria em conta pessoas contaminadas que não sentiram os sintomas ou tiveram manifestação leve e não precisaram procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito para fazer o teste.

“Deve ter no Acre, certamente, para mais de 600 ou talvez 800 pessoas infectadas. A maioria vai ter um resfriado leve e nem vai saber que teve o coronavírus. Por isso a gente não vê e não sente que tem essa quantidade toda”, alerta o também professor de Medicina da Ufac.

Ainda de acordo com Dantas, para cada 10 infectados, dois precisarão ir ao hospital. E para cada 40, dois necessitarão de unidade de terapia intensiva (UTI) por manifestarem a forma grave da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Contil Net