Depois do goleiro, a posição mais ingrata do futebol é a de zagueiro, tendo em vista que os jogadores da defesa não podem errar, pois qualquer vacilo pode acarretar a derrota da equipe. Mas no futebol moderno essa foi uma posição que ganhou a maior valorização entre todas, passamos a nos deparar com transações envolvendo zagueiros, de cifras inimagináveis em outras épocas.
Ao ponto de começarmos a ver, estrelando comerciais de televisão, no lugar daqueles que sempre se destacaram por fazer gols, aqueles que o objetivo era salvar o gol… Isso mesmo, os zagueiros começaram a protagonizar campanhas de publicidade das mais variadas, como por exemplo de apostas esportivas (descubra mais), refrigerantes e marcas de roupa.
Foi pensando nisso que resolvemos exemplificar toda essa valorização da posição, trazendo as transações mais caras, envolvendo zagueiros, do futebol mundial.
O defensor holandês também está envolvido em outra transferência com valores altos. Há poucos anos, quando deixou a Juventus para assinar com o Bayern de Munique, o defensor foi o nome de uma operação de 67 milhões de euros.
O Manchester City fechou a contratação do zagueiro por 71,6 milhões de euros em 2020. Atualmente, ele é um dos destaques da equipe comandada por Pep Guardiola.
Lucas Hernández custou 80 milhões de euros aos cofres do Bayern de Munique em 2019, protagonizando naquele momento a transferência mais cara da história do Campeonato Alemão.
O Chelsea anunciou a contratação de Wesley Fofana em agosto de 2022. O defensor custou 80,4 milhões de euros aos cofres do clube.
O zagueiro holandês chegou ao Liverpool em 2017 em uma transação que custou 84,6 milhões de euros aos Reds. Antes, ele se destacou com a camisa do Southampton.
A Juventus teve que desembolsar cerca de 85,5 milhões de euros para tirar o defensor do PSV, com um contrato válido até 2024. Atualmente ele atua pelo Bayern de Munique.
No segundo semestre de 2019, Maguire foi vendido pelo Leicester ao Manchester United por 87 milhões de libras (R$ 370 milhões na cotação da época). Ele é, até hoje, o zagueiro mais caro da história.
Após ter feito uma Copa do Mundo excelente, onde foi destaque absoluto. O jovem croata chamou atenção do mundo e principalmente de Pep Guardiola, que logo colocou o seu desejo de contar com o jogador para a diretoria do Manchester City, que por sua vez, desembolsou 90 milhões de euros para contratar o jovem jogador. Concretizando assim a maior transação envolvendo um zagueiro do futebol mundial.