Congresso boliviano habilita Evo Morales a nova eleição

Reforma parcial da Constituição será submetida a referendo em fevereiro.
Mudança na constituição permitirá mandato seguido de duas reeleições.

G1

Referendo deve decidir sobre reforma da Constituição que permitirá a Evo Morales concorrer à reeleição pela segunda vez em 2019 (Foto: GloboNews)

O Congresso boliviano, controlado pelo oficialismo, habilitou neste sábado (26) o presidente Evo Morales a participar de uma nova eleição, em um reforma parcial da Constituição que será submetida a um referendo em fevereiro de 2016.

Em uma sessão que durou dezoito horas, a maioria oficialista aprovou com dois terços dos votos a modificação para permitir um mandato e duas reeleições consecutivas,  em vez de apenas uma, como estipulado pelo texto constitucional atual.

Na terça-feira passada, uma comissão da Assembleia Legislativa da Bolívia já tinha aprovado o projeto de lei de reforma parcial da Constituição para que o presidente Evo Morales possa voltar a ser candidato nas eleições de 2019. O referendo sobre a reforma acontecerá em 21 de fevereiro de 2016.

O projeto de lei foi aprovado por uma comissão mista, formada por senadores e deputados, em sua maioria do Movimento ao Socialismo (MAS), o partido do presidente, informou o parlamento.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima