Sessão do congresso nessa terça-feira (17). Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O Congresso Nacional derrubou parte dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um projeto que estimula a geração de energia eólica gerada em alto-mar, com maior capacidade devido à força do vento. A votação ocorreu durante sessão conjunta entre Câmara e Senado na última terça-feira (17).
Os trechos, chamados “jabutis”, eram artigos que não correspondem ao tema original do texto, e que foram acrescentados pelos parlamentares durante a tramitação. A avaliação é de que a derrubada dos vetos simboliza uma pressão do Congresso pela liberação de emendas por parte do governo federal.
Os trechos da proposta retomados na lei por deputados e senadores, que agora passam a valer, podem provocar aumento de 3,5% na conta de luz para os consumidores. (Entenda abaixo)
A derrubada dos vetos ocorreu com o apoio dos parlamentares do Acre, que, em sua maioria, votaram pela manutenção dos trechos que podem onerar as tarifas de energia.
Os três senadores do Acre votaram pela manutenção dos vetos de trechos onerosos. Foto: Reprodução
Os três senadores que representam a bancada acreana votaram contra todos os vetos.
Já os deputados ainda tiveram alguma divisão, porém, dos oito, foram pelo menos cinco votos contrários ao governo federal na maioria dos pontos debatidos.
Somente Zé Adriano (PP) votou pela manutenção dos vetos. O deputado Zezinho Barbary (PP) se absteve em duas votações, enquanto Coronel Ulysses (União) votou em branco duas vezes.
O voto “não” representava negativa à manutenção do veto, enquanto o voto “sim” era favorável à exclusão dos pontos apreciados – ou seja, analisados -. Confira:
Não (ao veto):
Sim (ao veto):
Branco:
Abstenção:
Não (ao veto):
Sim (ao veto):
Branco:
Abstenção:
Não (ao veto):
Sim (ao veto):
A derrubada dos vetos ocorreu com o apoio dos parlamentares do Acre, que, em sua maioria, votaram pela manutenção dos trechos que podem onerar as tarifas de energia. Foto: reprodução