Comitê publica regras para reabertura de comércio no Acre. Ordem será de cada prefeito

O Governo do Acre publicou resolução em edição extraordinária do Diário Oficial, na noite desta sexta-feira, definindo as regras que irão orientar os prefeitos nos 22 municípios, responsáveis por autorizar a reabertura das atividades comerciais.

A cada oito dias o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid 19 emitirá alertas informando o grau de criticidade da pandemia no estado. Para determinar os níveis da doença em cada cidade serão avaliados – e somados –  os indicadores (enfermarias, leitos e UTI´s ocupados, evolução no número de mortes e novas infecções, o quantitativa de pacientes que receberam alta e outros). Cada atividade comercial será aberta dependendo da cor que cada município estiver enquadrado.

“Hoje, no vermelho, somente atividades essenciais estariam autorizadas em todo o estado.”, disse o secretário Alysson Bestene.  Ele informa que as autorizações pelos prefeitos só começarão a sair quando seus municípios deixarem o estágio vermelho da doença.

Na planilha abaixo, são elencados os ramos das atividades comerciais que poderão funcionar e quais os cuidados que cada segmento deverá seguir.

Outra resolução a ser publicada futuramente irá disciplinar a reabertura dos estabelecimentos de ensino educacional regular (escolas de ensino fundamental e médio, universidades e centros universitários) e creches.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
acjornal