fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Comitê discute Plano de Saneamento Básico de Brasiléia

Publicado

em

Da Assessoria - PMB

O Plano de Saneamento Básico do Município de Brasiléia, foi iniciado em 2010, e desde então estava paralisado. A atual administração tem hoje um prazo de seis meses para finalizar a elaboração do plano. Na segunda-feira, 6, foi realizado um planejamento com o Comitê de Coordenação e Execução, a empresa responsável pela elaboração do Plano Vectra Engenharia. Participaram do encontro a prefeita, Fernanda Hassem, os vereadores Edu e Antônio Francisco, representante da empresa Vectra Engenharia, Luiz Paro, secretários municipais, representantes de instituições federais, estaduais, e sociedade civil.

O comitê é formado por representantes de instituição públicas federal, estadual e municipal, ministério Público, representante da sociedade civil organizada, e tem como finalidade gerir informações, sugerir e aprovar as etapas que são elaboradas pela empresa.

Todos os municípios brasileiros são obrigados a elaborar o seu plano de saneamento básico. É o que determina a Lei 11.445/2007, Lei de Diretrizes Nacional para o Saneamento Básico, que trabalha com os quatro componentes: Abastecimento de água potável, Esgotamento sanitário, Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e Drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Luiz Paro, coordenador Administrativo da Vectra Engenharia, falou que o Plano constitui principalmente os cuidados com o lixo, e água potável.

“O plano hoje, depende muito dos comitês, principalmente relacionados as analises, dos produtos que já estão elaborados. O projeto é da FUNASA, em Basiléia já está sendo analisado o Plano de Mobilização Social, e com este planejamento de hoje nós queremos, até dia 30 de abril entregar este plano pronto”, Disse.

A elaboração do Plano de Saneamento Básico para o município, é um requisito para o acesso aos recursos da União, direcionados ao saneamento básico, e deve obedecer a critérios técnicos, legislações sanitárias e ambientais, normas locais de coleta e transporte dos serviços de limpeza urbana, especialmente os relativos aos resíduos gerados nos serviços de saúde. Abrange todo o território do município, ou seja, as áreas urbana e rural.

A secretária de Planejamento, Suly Guimarães, destacou que o Plano começou a ser elaborado em 2010.

“A gestão da prefeita Fernanda Hassem, dará prioridade para a conclusão do Plano de Saneamento, já realizamos três reuniões. São 13 itens para serem analisados e aprovados primeiro pelo comitê, e depois pela FUNASA. Nosso prazo limite para aprovação do plano, é no final do mês de junho. Nossa meta é concluir no mês de abril”, finalizou

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Operação da Polícia Felcc desmonta quadrilha especializada em roubos e tráfico de drogas em Cobija

Publicado

em

O adolescente de 16 anos foi levado ao Centro Villa Rojas e uma mulher de Melissa P. de 26 anos foi liberada.

O comandante da Polícia de Pando, coronel Hernán Romero, informou que após vários dias de investigação os integrantes da DACI e da Força Especial de Combate ao Crime (Felcc), em com apoio da Polícia Militar do Acre, realizaram uma operação em um prédio localizado no Bairro Baiano.

Seis pessoas, supostos integrantes de uma organização criminosa, foram capturadas dentro da casa. Wilder GN, 32 anos, proprietário do imóvel; Oscar CT (31), Javier JGD (21), Alexander FH (39), todos presos, juntamente com um adolescente de 16 anos, que foi encaminhado ao Centro Juvenil delinquente Villa Rojas, além de uma mulher, Melissa P. (26).

“Em abril tivemos uma série de ocorrências criminais que estavam causando ansiedade na população, principalmente em Cobija. No dia 30 de abril tivemos um resultado concreto, conseguimos apreender vários envolvidos, é um fato que se enquadra em organização criminosa, associação criminosa, posse ilegal ou porte de arma de fogo”, afirmou coronel Hernán Romero.

Durante a operação no imóvel localizado no Bairro Bahía, foram apreendidas quatro motocicletas, três armas de fogo, sendo uma um simulacro (de brinquedo), dois coletes de moto-taxistas, cinco mochilas de possíveis vítimas, carteiras de identidade, cartões de crédito e outros objetos. Também foi encontrada uma substância controlada, com cheiro e cor característicos de maconha. As operações continuam para capturar outros envolvidos.

Quatro presos foram encaminhados ao Ministério Público pela prática de supostos crimes de organização criminosa, associação criminosa e porte e porte ilegal de arma de fogo. O adolescente de 16 anos foi levado ao Centro Villa Rojas e a mulher de 26 anos foi liberada após cumprir pena de prisão.

“Não vamos permitir que nenhum ato criminoso fique impune, todos aqueles que atacam a vida das pessoas, que atacam os bens das pessoas, serão revistados, apreendidos e enviados para a prisão”, enfatizou Hermán Romero.

A organização criminosa desarticulada pela policia de Pando, relatou que os furtos de motociclos, furtos de bolsas, furtos a domicílios e outros crimes, reiteraram na coletiva de imprensa que a necessidade de apoio dos cidadãos da região de fronteira, compareçam aos órgãos de segurança de Cobija para fortalecer as denúncia contra os criminosos, já que ouve uma série de ocorrências criminais registrada na delegacia de Cobija.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vítima de sequestro no Acre disse ser primo de chefe de facção para escapar da morte

Publicado

em

Grupo Especial de Fronteira- Gefron, foram acionados e seguem fazendo buscas pelos rios e localidades. Eles já têm pistas sobre os acusados.

Vítima de sequestro no Acre disse ser primo de chefe de facção para escapar da morte da ação de piratas nos rios do Juruá. Foto: Arquivo

O homem de nome Júlio, levado na última sexta-feira, 3, como refém em uma ação de piratas no Rio Juruá, em Rodrigues Alves, disse aos criminosos que é primo de um chefe de facção local para escapar da morte.

Em seguida, ele conseguiu fugir pela mata quando o trio criminoso se assustou e encostou a embarcação, com a possibilidade da chegada da Polícia. Ele já está em segurança.

O homem estava em uma canoa quando foi abordado pelo trio que havia acabado de fazer um assalto a uma balsa e uma residência no encontro das águas dos Rios Paraná dos Mouras e Juruá. Segundo ele, os assaltantes estavam com uniformes militares, incluindo chapéus, coturnos e rádios, o que inicialmente o levou a pensar serem membros do 61º Batalhão de Infantaria de Selva-61 BIS. Eles dispararam dois tiros para abordar a canoa e um deles assumiu o controle da embarcação de Júlio.

_____________________

Em um ponto da viagem, um dos assaltantes sugeriu atirar no refém e jogá-lo no rio. No entanto, a vítima conseguiu convencer os assaltantes de que era primo de um conhecido membro de uma facção criminosa, o que parece ter poupado sua vida.

____________________

Em um dado momento, devido a uma embarcação que se aproximava, os assaltantes pensaram ser a polícia e encostaram a canoa na margem do rio com a intenção de fugir. Após perceberem que não se tratava de policiais, os criminosos tentaram retornar para o barco, quando a vítima conseguiu fugir do local antes do retorno dos bandidos. Julio conseguiu retornar em segurança para onde mora.

Gefron e Polícia Militar

Logo depois do assalto à balsa e à residência do empresário Vanje, no encontro dos Rio Paraná dos Mouras e Juruá, equipes da Polícia Militar e do Grupo Especial de Fronteira- Gefron, foram acionados e seguem fazendo buscas pelos rios e localidades. Eles já têm pistas sobre os acusados. O trio foi visto por várias pessoas quando assaltou a balsa, que funciona como comércio e a casa do empresário.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para a Corrida Tiradentes se encerram na próxima quinta

Publicado

em

Por

Como parte da programação em comemoração aos seus 108 anos de história, a Polícia Militar do Acre (PMAC) vai promover mais uma edição da tradicional Corrida Tiradentes, no dia 2 de junho. As inscrições se encerram na próxima quinta-feira, 9, e podem ser feitas online, no site da empresa parceira Acre Running.

Evento deve reunir cerca de 400 competidores, entre profissionais e amadores. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Segundo a comissão organizadora, a expectativa é de que pelo menos 400 atletas, entre profissionais e amadores, participem do evento. A corrida, que terá a largada às 7h, em frente ao Quartel do Comando-Geral (QCG), é aberta ao público e será dividida nas categorias militar e civil, por faixa etária. Cada participante deve escolher entre os percursos de 5 ou 10 km.

As inscrições dão direito a um kit com a camisa do evento, numeração, medalha de metal e um combo pós-corrida, que inclui hidratação e frutas. Quem optar por não levar a camisa, pode fazer a inscrição com desconto.

Para se inscrever, o atleta deve preencher um formulário online, de acordo com sua categoria, ou fazer contato com os organizadores por meio do telefone (68) 992822271.

Abaixo, os links para inscrição:

– Policias militares: https://forms.gle/5L7t8RDf7DxFNgYX7

– Comunidade em geral: https://forms.gle/FeVJuBowdWs4kodJ9

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo