Comissão de Segurança Pública da Aleac prioriza fronteira

“Resolver conflito na faixa de fronteira”

Da agazeta.net

O conflito entre brasileiros e bolivianos na faixa de fronteira continua e, na próxima sexta-feira, autoridades dos dois países se encontram mais uma vez para definir saídas para o impasse.

Não é a primeira vez que a Assembleia Legislativa se envolve na discussão em defesa dos brasileiros que moram em uma vila próxima de Capixaba, e que estão em constante conflito com bolivianos que exigem a saída das famílias das terras localizadas fronteira.

O deputado Jamyl Asfury, presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleac, esteve na região no início da semana e ouviu relatos dos brasileiros que querem uma solução ao impasse. “Um acordo foi firmado há mais de um mês e dentro dele ficou definido que os brasileiros teriam o direito de retirar suas benfeitorias dessas terras”, explica o deputado.

Segundo Asfury, os bolivianos que vão ocupar as propriedades dos brasileiros estão impacientes e agem com violência. “Os bolivianos não estão permitindo que os brasileiros retirem suas cercas currais até os próprios animais como o gado e peixes dos açudes. Essas benfeitorias os brasileiros poderiam retirar até o dia 31 de dezembro”, completa.

Na próxima sexta-feira, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa vai participar de uma reunião com representantes do departamento de Pando e o cônsul da Bolívia, com objetivo de discutir saídas para o impasse.

Também participam do encontro que vai acontecer no município de Capixaba, representantes de órgãos de fiscalização como Idaf e da Segurança Pública do Acre.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima