Com mais de 560 servidores e 286 presos com Covid, Iapen mantém suspensão de visitas nos presídios do Acre

Com mais de 560 servidores e 286 presos com Covid, Iapen mantém suspensão de visitas nos presídios do Acre — Foto: internet

Por Iryá Rodrigues

Com o aumento do número de casos de Covid-19 em todo estado, que também reflete na elevação de contaminação entre policiais penais, servidores administrativos e presos, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) prorrogou por mais 30 dias a suspensão das visitas nos presídios do estado.

A portaria que prevê a prorrogação foi publicada na edição desta segunda-feira (19) do Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme dados do Iapen, atualizados até o último dia 16, há mais de 560 casos de Covid-19 entre policiais penais e servidores administrativos.

Destes, 506 são de policiais penais e 57 de servidores administrativos. São 987 casos notificados entre os servidores, segundo o Iapen. Dos casos confirmados, 508 já receberam alta. Do grupo de risco, 50 servidores que seguem afastados também.

Presos

Já entre os presos, são 286 casos confirmados de Covid-19 de 530 notificações. Além disso, o sistema penitenciário registra quatro mortes e teve 271 altas. Do grupo de risco, são 347 presos.

A primeira vez que as vistas foram suspensas foi no mês de março devido à pandemia do novo coronavírus. Suspender as visitas foi uma medida tomada pela presidência do Iapen antes mesmo que os casos de Covid-19 começassem a ser registrados nos presídios.

Em janeiro, essa suspensão passou a valer novamente e, de lá para cá, o Iapen tem prorrogado a medida, uma vez que os casos só têm aumentado e o estado se encontra em fase de emergência, representado pela bandeira vermelha.

Pandemia no Acre

A prorrogação da suspensão das visitas ocorre em um dos momentos mais críticos da pandemia no estado. O Acre segue com altos números de mortes por Covid-19 registrados diariamente. Em um levantamento, feito de acordo com dados dos boletins da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), é possível perceber que nos primeiros 15 dias o estado registrou 121 mortes por Covid-19 e mais de 5 mil casos novos da doença.

O aumento segue uma tendência notada já no mês de março, quando houve o recorde de mortes pela doença. Para se ter uma ideia, nos primeiros 15 dias, março havia registrado 131 mortes e 5.403 novos casos.

O boletim de assistência desse domingo (18) que acompanha os leitos no estado mostra que há 14 pacientes aguardando uma vaga. O Acre registra 75.405 casos de contaminação pelo novo coronavírus e 1.418 mortes pela doença.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José