fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Com mais de 1,1 mil novos casos, AC tem o maior número de infectados pela Covid em 24 horas desde o inicio da pandemia

Publicado

em

Por Janine Brasil, g1 AC

Com 1.172 novos casos, o Acre registrou o maior número de infectados pela Covid em 24 horas desde o inicio da pandemia. O recorde havia sido no dia 2 de abril do ano passado, quando 863 pessoas apareceram com o resultado positivo.

Os casos foram registrados no boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) desta quarta-feira (19), fazendo com que o número de infectados saia de 90.299 para 91.471. Nenhuma morte foi registrada, assim, o número de óbitos pela doença continua o mesmo, 1.854.

Ao todo, 108 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e 86.731 pessoas receberam alta médica desde o inicio da pandemia.

Número de casos de Covid-19 por cidades do Acre

Cidades Casos de Covid
Acrelândia 1.815
Assis Brasil 1.838
Brasileia 3.118
Bujari 1.173
Capixaba 676
Cruzeiro do Sul 7.958
Epitaciolândia 1.624
Feijó 3.393
Jordão 707
Mâncio Lima 2.992
Manoel Urbano 911
Marechal Thaumaturgo 1.372
Plácido de Castro 1.807
Porto Acre 1.561
Porto Walter 554
Rio Branco 40.881
Rodrigues Alves 1.020
Santa Rosa 1.015
Sena Madureira 6.031
Senador Guiomard 1.217
Tarauacá 6.620
Xapuri 3.066
Total 91.471

Em todo o estado há 30 pessoas internadas, sendo 26 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 30%. Dos 20 leitos existentes, seis estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco anunciou que vai abrir mais um ponto de testagem para Covid-19. A partir desta quinta (20), equipes de saúde vão estar em um drive-thru montado no estádio Arena da Floresta, das 8h às 17h, para fazer os testes somente em pessoas com sintomas da doença.

E os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Governo decreta emergência

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre, o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.

Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

“Fizemos um trabalho de conscientizar a população sobre a importância da vacina para evitar momentos como este. Não sou cientista, mas sei que não podemos aqui mudar o foco se não for de uma vez por todas unirmos força para vencer essa situação. Determinei à doutora Paula que usasse toda a estrutura do estado para que nós possamos juntos, mais uma vez, fazer o que a ciência determina. Eu não vou contra a ciência, vou proteger a vida das pessoas e fazer o que tiver fazer”, disse o governador

Acre permanece na faixa amarela

Ao todo, nos primeiros dias de janeiro deste ano, o Acre contabiliza 1.866 casos de Covid-19, conforme dados do boletim diário divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.

“Espero não ter que tomar medidas iguais as passadas que tomamos. Não estou preocupado com eleição. Minha preocupação é com o próximo. Preciso do apoio da sociedade, nos ajude a orientar as pessoas, a convencer aquele que ainda não está convencido que a vacina vai proteger a vida dele. Meu filho tem 8 anos e quando chegar a hora dele, vai tomar a vacina. Agora, é hora de deixarmos algumas prioridades e cuidar da própria vida. Só da minha equipe de segurança baixaram cinco. Então, não é brincadeira. Vamos manter na faixa amarela. Vamos focar nas pessoas em proteger a vida das pessoas”, disse Cameli.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem presta homenagem à Procuradoria Geral do Estado durante sessão solene

Publicado

em

Por

O deputado Tadeu Hassem (Republicanos), destacou em sua fala durante a sessão solene em celebração aos 47 anos da Procuradoria Geral do Estado realizada nesta segunda-feira (29), seu reconhecimento à equipe como um todo. O deputado mencionou: “Nós sabemos do time que tem a procuradoria geral, do menor, do mais simples ali, que atende na recepção, no café, o motorista. Nós sabemos que é uma equipe eficiente”, disse.

O parlamentar ressaltou ainda a importância do trabalho da procuradoria para o estado, afirmando: “em nome do povo acreano eu quero agradecer, não apenas a defesa de um governo, mas a defesa de um estado”, complementou.

Ao final de sua fala, o deputado parabenizou os procuradores do Acre. “Viva a procuradoria, viva vocês procuradores. Que Deus siga nos abençoando nessa tarefa difícil que é cuidar do nosso povo”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Flash

Discursão por causa de dinheiro termina em tentativa de homicídio entre amigos

Publicado

em

Fachada do Hospital Regional do Alto Acre em Brasiléia.

Era por volta das 21 horas deste domingo, dia 28, quando socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionado para o Bairro da Cageacre, parte alta da cidade de Brasiléia, para realizar um resgate de uma pessoa ferida por arma branca.

No local, encontraram um jovem de 23 anos, identificado pelas iniciais R. N. C., com cortes pelo corpo. Foi constatado que havia cortes de até três centímetros na região dos braços, ombros e nas nádegas.

A causa da tentativa de homicídio, segundo foi levantado, seria uma dívida entre amigos, que teria gerado uma discursão acalorada entre os dois. Foi quando o agressor foi até a sua casa e retornou um um facão (terçado) e desferiu os golpes contra o jovem.

Após a tentativa de homicídio, o agressor (ainda não identificado), fugiu do local tomando rumo ignorado e está sendo procurado pelas autoridades policiais.

O jovem ferido, foi atendido hospital regional do Alto Acre em Brasiléia, onde ficou em observação por algumas horas, podendo ser liberado a qualquer momento nesta segunda-feira, dia 29.

Comentários

Continue lendo

Flash

Acidentes marcam o final de semana em Brasiléia

Publicado

em

O final de semana na fronteira foi marcado por acidentes e tentativa de homicídio na cidade de Brasiléia, deixando três feridos aos cuidados das equipes de plantão do hospital regional do Alto Acre.

No sábado (27), pela parte da manhã, um acidente envolvendo um caminhão e uma moto, deixou o condutor da motocicleta identificado como Ilmo torres dos Reis, de 50 anos, com uma fratura em um dos pés.

Segundo foi informado por testemunhas, Seu Ilmo conduzia sua moto pela BR 317 com destino ao seu trabalho, e quando estava no km 03, um caminhão que estava na sua frente, teria feito uma manobra repentina para fazer o retorno, fazendo com o motociclista não tivesse tempo hábil para desviar e se chocou na lateral.

Devido a batida, sofreu uma fratura óssea em um de seus pés, sendo necessário sua transferência para a Capital, onde passaria por cirurgia.

Segundo acidente

Já no domingo, por volta das 16 horas, um jovem de 21 anos identificado pelas iniciais J. S. P., estava transitando pela rua João Jovino de Oliveira, no Bairro Eldorado, quando teria perdido o controle da moto e caído.

O jovem sofreu fratura no pé esquerdo no impacto ao cair na rua, além de extração da arcada dentária, corte na região do queixo e escoriações pelo corpo. O jovem foi resgatado por uma equipe do SAMU e levado para ao hospital regional do Alto Acre, onde recebeu atendimento médico e ficou em observação.

Equipes da Polícia Militar e do 6º Cifitran estiveram no local, constataram que o jovem estava em visível estado de embriaguez.

Comentários

Continue lendo