Com aumentos de casos de Covid, secretários são autorizados a colocar servidores em trabalho remoto no AC

Governou publicou decreto no Diário Oficial do Acre (DOE) nesta quinta-feira (27) autorizando secretários e gestores a colocar em prática medidas que impeça a proliferação do novo coronavírus.

Secretários e gestores do serviço público estadual podem deixar os funcionários trabalharem de casa novamente a partir desta quinta-feira (27) para evitar a proliferação da Covid-19. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) pelo governo do Acre.

O trabalho remoto no estado foi suspenso no dia 2 de agosto de 2021, também por meio de decreto governamental. Na época, a gestão determinou que os servidores tinham que apresentar a carteira de vacinação no setor de recursos humanos do respectivo órgão ou entidade que atua para inserção do dado no sistema de gestão de pessoas.

Seguiram em trabalho remoto os servidores que são do grupo de risco e aqueles que não tinham tomado a 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

Em outubro do mesmo ano, o governo publicou um novo decreto no Diário suspendendo as atividades em horário corrido nos órgão públicos estaduais.

Com um cenário diferente no início de 2022, o Acre enfrenta um aumento nos casos de Covid-19 e síndromes gripais que têm deixado as unidades de saúde e hospitais lotados.

“Fica excepcionalmente delegada aos secretários de Estado a competência para dispor sobre a organização e o funcionamento de suas pastas, na forma do art. 78, inciso VI, combinado com o §1º do mesmo artigo, da Constituição Estadual, exclusivamente a fim de que adotem todas as medidas necessárias, inclusive de caráter normativo, com o objetivo de compatibilizar a manutenção dos serviços públicos essenciais com as medidas excepcionais de que trata o §1º”, diz o artigo 2º do decreto nº 10.977, de 26 de janeiro de 2022, que altera a normativa de julho do ano passado.

Trabalho remoto

 

O trabalho remoto foi uma das medidas de emergência adotadas pelo governo no enfrentamento do novo coronavírus. Ainda no ano passado, um decreto publicado em março estabelecia isolamento social e suspensão de serviços considerados não essenciais.

Também foi criado o plano ‘Acre sem Covid’ para retomada gradual das atividades no estado, de acordo com as fases de emergência, representadas pelas cores vermelha, laranja, amarela ou verde.

Atualmente, todas as regionais permanecem na bandeira amarela.

Terceira onda

 

O Acre registra, nos 26 dias de janeiro, 8.148 casos novos da doença, conforme dados do boletim diário divulgado pela Sesacre, um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.

No sábado (22), o estado chegou à marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. A explicação para o aumento foi a chegada da variante Ômicron no Acre.

Em todo o estado há 57 pessoas internadas, sendo 53 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 50%. Dos 20 leitos existentes, dez estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.

Em cinco dias de drive-thru montado no Estádio Arena da Floresta, no Segundo Distrito de Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde fez mais de 5 mil testes, sendo que 2.652 tiveram resultado positivo para a Covid-19.

Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Vacinação no Acre

 

De acordo com informações do painel de vacinação do governo do Acre, atualizado nessa quarta-feira (26), foram aplicadas em todo estado 1.102.601 doses de vacina desde o início da vacinação, em janeiro do ano passado.

Ao todo, 449.586 pessoas tomaram a segunda dose e 12.197 a dose única e, assim, estão totalmente imunizadas. Ainda segundo os dados do painel do governo do estado, 577.743 pessoas acima de 12 anos de idade tomaram ao menos a primeira dose da vacina no Acre.

Já com relação à dose de reforço, que é destinada às pessoas com idade acima de 18 anos, os dados apontam que 54.864 receberam a vacina.

Apesar da atualização, os dados ainda não batem com os divulgados pelo Ministério da Saúde no ‘Vacinômetro SUS’. Segundo o PNI no Acre o número de doses aplicadas que consta no portal estadual sempre vai ter um atraso, uma vez que o Ministério da Saúde recebe a informação atualizada pelos municípios primeiro.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre