Com aumento de casos de Covid na fronteira, cidade no interior do Acre emite alerta aos moradores

Prefeitura de Brasileia divulgou, nessa segunda-feira (6), um alerta de risco epidemiológico, após dados apresentados pela cidade boliviana de Pando mostrarem 4ª onda.

Após o aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade boliviana de Pano, na fronteira com o Acre, o município de Brasileia emitiu um alerta de risco epidemiológico com orientações para a população redobrar os cuidados.

Conforme o documento, a cidade acreana recebeu um comunicado da Saúde de Pando sobre uma possível 4ª onda da Covid-19 no país vizinho.

Os dados apresentados pela Bolívia apontam um aumento de mais de 10 vezes no número de novos casos da doença, saindo de uma média de 9,2 casos por semana para 104.

O alerta emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia leva em consideração que Cobija faz fronteira com cidades do Acre, onde há fluxo constante de pessoas para passeios e compras na região e também que a maioria dos estudantes da área de medicina das faculdades de Cobija é brasileira e mora em Brasiléia e Epitaciolândia.

Ainda nesta terça-feira (7) as secretarias de Saúde das chamadas cidades gêmeas – Brasileia, Epitaciolândia e Cobija – devem se reunir para discutir uma estratégia conjunta de enfrentamento da nova onda na região de fronteira.

Entre as orientações dadas à população pela Saúde de Brasileia estão:

  • Manter distanciamento de pelo menos 1,5 metro de outras pessoas;
  • Usar máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico;
  • Optar por locais abertos e bem ventilados;
  • Higienização das mãos com sabão e água ou álcool em gel com freqüência;
  • Tomar a vacina contra a Covid-19;
  • Cobrir o nariz e a boca com o braço ou um lenço ao tossir ou espirrar;
  • Ficar em casa se sentir indisposição.

 

O documento também lista medidas que devem ser adotadas pela Saúde municipal. Entre elas está a notificação quanto ao surgimento de casos de Covid para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de fronteira de Brasiléia.

Além da realização de atividades de educação em saúde para a prevenção e controle da doença; busca ativa dos sintomáticos respiratórios; reunir com as reitorias das faculdades de Cobija para executar ações de prevenção em conjunto; e ações de vacinação de brasileiros nas faculdades de Cobija, em parceria com a Saúde de Epitaciolândia.

Atualmente, todas as três regionais do Acre – Alto Acre; Juruá; e Tarauacá/Envira – estão na bandeira verde (Nível de Cuidado), a menos restritiva do plano criado pelo estado para a retomada das atividades de forma gradual e segura.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre