Com 553 casos de Covid-19, estudo aponta que taxa de isolamento social no Acre é de 51%

Maior número alcançado pelo estado foi no dia 22 de março, como 69% e o menor registro de isolamento foi dia 23 de abril com 46%.

O decreto que suspende estas atividades, encerra na próxima segunda-feira (4), quando o governo deve anunciar as próximas medidas quanto ao comércio

Por Alcinete Gadelha

O Acre encerrou o mês de abril com pelo menos metade da população cumprindo o isolamento social com uma taxa de 51%, conforme dados do inloco, ferramenta do Google que acompanha a movimentação das pessoas por meio do celular.

A taxa está abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação da Covid-19, de acordo com especialistas, que é de 70%.

O maior número alcançado pelo estado foi no dia 22 de março, com 69% e o menor registro de isolamento foi dia 23 de abril com 46%.

Entres os estados da região norte, o Acre fica atrás do Amapá (60%), Pará (57%) e Amazonas (52%).

No Acre, os três primeiros casos do novo coronavírus foram confirmados no dia 17 março e, desde então, os registros vêm apresentando uma curva de crescimento diário. Nesta sexta-feira (1º), o estado chegou a 486 casos da doença. 19 pessoas morreram vítimas da doença.

Desde que foram confirmados os primeiros casos da Covid-19, o governo do Acre suspendeu as aulas nas redes pública e privada de ensino do estado.

Já no dia 20 de março, o governo também decidiu suspender as atividades consideradas não essenciais, quando o governador Gladson Cameli determinou o fechamento de bares, restaurantes, motéis, lanchonetes, igrejas e demais estabelecimentos em prevenção ao novo coronavírus

O decreto que suspende estas atividades, encerra na próxima segunda-feira (4), quando o governo deve anunciar as próximas medidas quanto ao comércio. As aulas devem continuar suspendas até dia 15 de maio.

Uma recomendação conjunta assinada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensoria Pública da União (DPU), orienta o governo que mantenha as medidas de isolamento por pelo menos mais 15 dias.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre