Coluna da Maria Coutinho – Falta o olhar humanizado

Ramais destruídos

O Acre tem período invernoso intenso, isso não é novidade. A negligência para com os agricultores é fato, na medida em que o isolamento das comunidades rurais, confirma a realidade.

A humilhação social…

…dos agricultores é marcada por sua invisibilidade nos trabalhos intensos sem a merecida assistência. Ralam de domingo a domingo, faça chuva ou sol, vulneráveis, em condições insalubre e embora o corpo pese, não há tempo de trégua.

O inverno chegou…

…o mato fecha o ramal sinalizando perigo nas pontes e pinguelas frágeis. Atoleiros, erosões e valas disparam o alerta. Há perda de produção, acidentes, choro e desesperanças. As necessidades são muitas, a dor enorme e o martírio é estremo.

As condições de trafegabilidade…

…em muitos ramais chagam a zero no inverno. O acesso aos serviços essenciais fica dificílimo. Os colonos sobrevivem desafiando limites. O medo inventa a coragem, a fragilidade a resistência e a necessidade o estímulo.

Um dedo de prosa…

… com o agricultor aflige. Nesse universo camaleônico a sangria é ativa. A palavra de ordem é superação e as mudanças acontecem de acordo com a situação.

Aflição! Os relatos impressionam.

Quando adoecem…

… O socorro vem do céu. Os ramais obstruídos não oferecem condições para o trafego de veículos e os doentes são levados em redes ao atendimento médico.

Há pratica do escambo, (troca) no seculo XXI

A sobrevivência das comunidades rurais depende da ética existente entre eles, a solidariedade supera as barreiras, suprindo o mínimo das necessidades. Trocam diárias, alimentos, remédios, etc.

O êxodo rural…

…, o cinturão de miséria, a violência, mendicância, subemprego, dependência química, etc., vem carregado de ausência de políticas voltadas ao agricultor.

Transparência é tudo!  Quando a marmota é grande desperta curiosos.

Tem ramais quase intrafegáveis em Brasiléia.

 Os pequenos produtores esperaram os benefícios durante o verão, mas as maquinas exibidas nas ruas da cidade com fogos e burburinho grandioso desapareceram.

Em meio ao caos eles querem saber…

… o paradeiro dos tratores que desfilaram na Av. de Brasiléia. “Atolaram ou continuam alérgicos aos endereços pobres?”

Quais os critérios seletivos…

…para o apoio tecnológico, abertura e manutenção dos ramais, pontes, açudarem, agradarem…?

Direito não se pede, se exige!

A tutela municipal.

O gestor que pratica ações justas firma seu compromisso em contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária. Reconhecer a honradez do trabalhador que vive no afã de dias melhores é garantir qualidade de vida.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação