Cobija quer ação conjunta com o Brasil no combate ao aedes aegypti

Autoridades bolivianas procuraram os prefeitos de Brasiléia e Epitaciolândia para traçar uma estratégia conjunta de ataque ao mosquito aedes aegypti, diante do aumento classificado como “assustador” de casos de dengue, Chikungunya e o aparecimento do zika vírus na região de Cobija, na fronteira com o Brasil.

Exames realizados por equipes médicas da nação vizinha detectaram o início de uma verdadeira epidemia de doenças relacionadas ao mosquito na região fronteiriça e há temos que a situação fuja do controle. O governo do departamento de Pando solicitou do presidente Evo Morales que determine a ação das forças Armadas no apoio ao controle do mosquito, o que já foi atendido. Como há evidencias de que o problema acontece nos dois lados da fronteira, os bolivianos querem acertar ações conjuntas com os municípios limítrofes e o governo brasileiro para tornar o controle mais eficaz.

Ainda não foram oficialmente identificados problemas de má formação em bebês por com do Zika vírus na área boliviana, mas as autoridades sanitárias estão em alerta máximo em Cobija e região.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima