CNH digital é lançada no Acre e Detran garante que documento é gratuito

Condutores já habilitados podem acessar a Carteira Nacional de Habilitação pelo aplicativo ‘CNH Digital’. Documento é gratuito e tem mesmo valor da versão impressa.

G1

Condutores já podem acessar CNH Digital (Foto: Karolini Oliveira/G1 AC)

A Carteira Nacional de Habilitação digital (CNH-e) foi lançada oficialmente no Acre nesta quarta-feira (17,) em Rio Branco, antes do previsto pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O diretor-geral do Detran-AC, Pedro Longo, disse que o documento já pode ser acessado pelo celular. Ele informou ainda que a carteira na versão digital é totalmente gratuita.

A versão digital tem o mesmo valor do documento impresso e não tem custos para o usuário. Para ter acesso, o condutor já habilitado deve fazer cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e, depois, baixar o aplicativo no smartphone.

O aplicativo começou a funcionar ainda na segunda (15), mas só foi lançado oficialmente nesta quarta (17) pelo Detran-AC. Longo disse que o estado é o quinto a disponibilizar o documento na versão digital e vai facilitar a identificação na hora da abordagem.

“A CNH digital é uma forma não física de apresentar o mesmo documento, que é a Carteira Nacional de Habilitação. Ela já estava disponível, mas deixamos de forma experimental para verificar se estava funcionando corretamente e agora já podemos anunciar a toda a população essa inovação”, explica.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) lançou CNH Digital nesta quarta-feira (17)

O Detran ressalta que, para acessar o documento, o condutor já deve ser habilitado e ter CNH emitida a partir de maio de 2017, quando as carteiras passaram a ser impressas com um código de acesso digital, o QR code.

O condutor que já tiver o documento com o QR code e um certificado digital, pode entrar no site do Denatran, responsável pelo aplicativo, e fazer um cadastro. O usuário vai criar uma senha de quatro dígitos e, depois, baixar o aplicativo no celular para usar.

Já o condutor que tem o QR code na habilitação impressa, mas não tem certificado digital, é necessário fazer uma atualização de dados no Detran, onde vai ser gerado um código de ativação. Em seguida, o usuário pode baixar o aplicativo e usar.Para o usuário que ainda não tem o QR code na CNH, a coordenadora de habilitação e Renach, Anne Gomes, explica que o condutor deve procurar o Detran para poder ter acesso.

“O condutor vai vir ao Detran solicitar uma segunda via ou uma alteração de dados ou, ainda, uma renovação, se o documento já estiver próximo ao vencimento. Depois vai fazer todos os procedimentos para baixar o aplicativo. Depois é só usar”, finaliza.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima