Cirurgias são canceladas no Hospital das Clínicas por falta de anestesia

Uma série de cirurgias está sendo cancelada no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. O motivo, segundo informado ao ac24horas, seria a falta de anestésicos para serem usados durante os procedimentos. Na semana passada até cirurgias ligadas ao câncer precisaram ser remarcadas. A situação revoltou familiares e amigos de pacientes.

Manoel Espíndola, de 49 anos, conta que o irmão, internado há mais de cinco dias no Hospital das Clínicas precisa fazer uma cirurgia e por não haver “a anestesia disseram que ou a gente ia embora e esperava eles ligarem, ou então a gente teria que esperar essa anestesia chegar, mas não tinha prazo ainda. Agente fica sem puder fazer nada”, conta.

A situação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do HC, mas o problema deve ser revolvido ainda essa semana. “Cirurgias mais urgentes estão sendo feitas. Houve um atraso na entrega porque esses produtos são muito requisitados e estavam em falta no fornecedor, mas a Direção trabalha para resolver o problema até a sexta-feira”, explicou.

Segundo Andressa Martins, de 33 anos, a cirurgia do sobrinho dela também foi cancelada na semana passada e ele acabou liberado do hospital. “O pai dele veio com ele, mas quando chegaram aqui mandaram voltar porque estava sem o material da anestesia. Eu fico pensando que se fosse algo urgente, como é que seria? Isso aqui é um hospital”, reclama.

Um servidor do HC, que pediu para ter o nome resguardado, contou ao portal que para os três transplantes serem feitos na semana passada, foi preciso pedir anestesia do Hospital de Urgência e Emergência, mas que, mesmo assim, as cirurgias tiveram de ser atrasadas para aguardar o envio do material necessário à cirurgia.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima