Cheia do Madeira mata dezenas de pessoas na Bolívia; vídeo mostra região alagada

Centenas e de pessoas morreram na Bolívia por causa de cheia do Madeira

“A situação é de calamidade pública”, conclui o site/Foto:Rondônia Vip

Da redação, com Kellyton Lindoso

O Departamento de Beni – situado ao centro-norte da Bolívia e que faz limite ao nordeste com o estado de Rondônia – está sofrendo com a cheia do rio Madeira. É o que informa o site Giro Central.

Segundo a imprensa local, Trinidad corre o risco de ser “arrastada” pelo rio Mamoré, afluente do Madeira, já que a barreira que o contém ameaça se romper.

Não bastasse toda a situação de calamidade, informações do site afirmam, ainda, que os problemas estão apenas no começo: doenças começam a aparecer na região.

Já são mais de 30 pessoas mortas e ilhadas, mais de 10 estão desaparecidas e aproximadamente 50 mil tiveram que deixar suas casas, como informam algumas agências de notícias da Bolívia.

“A situação é de calamidade pública”, conclui o site.

De acordo com informações de autoridades, outra preocupação e um dos principais motivos para tal sofrimento é o eixo central da economia do departamento, a pecuária. O advogado Augustin Zambrana Arze publicou no seu perfil em uma rede social um vídeo feito com celular, onde fazendeiros tentam remover o gado das regiões alagadas.

O vídeo já tomou alta repercussão na região, e gerou comentário de diversos internautas. O brasileiro Jose Augusto De Sousa afirma estar triste com a situação.

“Tenha muita (sic) fe irmaos bolivianos, (sic) vsmos orar para q Deus nos de forca (sic) psra vencer essa batalha so Deus pode nos unir forcas atraves de (sic) oracois muito triste”.

“Há locais onde somente helicópteros conseguem chegar. Há mais de 3 semanas aldeias indígenas estão isoladas”, informa a publicação do site.

Outro brasileiro, Márcio Ramos Merino afirma: “a que ponto chegou !!!!!!!!”.

Vídeo mostra região da Bolívia alagada e fazendeiros tentando salvar gado ilhado

Fonte: contilnet

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima