Geral
CGU e Polícia Federal investigam fraudes licitatórias em prefeituras
Organização criminosa agia no Espírito Santo e em mais sete estados
A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Onipresente, visando à atuação de organização criminosa que, segundo a investigação, tem contratos firmados com 74 prefeituras do estado do Espírito Santo e em mais sete estados da federação.
“Por meio de uma sólida rede de influência econômica, diversas pessoas jurídicas pertencentes ao grupo empresarial investigado se valiam de seu domínio na área de desenvolvimento de programas de informática, fornecimento de provedores de internet, bem como consultoria e assessoria de sistemas, para direcionar e assim fraudar procedimentos licitatórios, seja por meio da inclusão de cláusulas restritivas, ou mesmo através de simulação de concorrência e rodízio das empresas contratadas”, revelam as investigações.
De acordo com a PF, a cronologia dos fatos investigados demonstra a extensa atuação, não somente do ponto de vista territorial, uma vez que empresas ligadas ao grupo estão presentes em contratos firmados em ao menos oito estados brasileiros, mas também no que diz respeito ao tempo dessa atuação.
“Em que pese as investigações terem sido iniciadas em 2016, os documentos analisados dão conta de que, pelo menos desde 2002, o grupo atua junto a prefeituras e outros órgãos municipais, dominando as contratações em alguns setores capixabas, sobretudo da área de informática”, diz a corporação.
“Para se ter uma dimensão do vulto financeiro, foi identificado que, no período de janeiro de 2017 a junho de 2022, foi empenhado por 74 prefeituras do Espírito Santo o montante de R$ 165,4 milhões em favor da principal empresa gerida pelo grupo, dos quais R$ 136 milhões já teriam sido pagos, envolvendo recursos federais e recursos próprios dos municípios”, acrescentou a PF.
Segundo as investigações, foram identificados indícios de irregularidades em uma série de situações que, em conjunto, apontam para um possível direcionamento das contratações em favor das empresas, que ainda são investigadas por lavagem de capitais, corrupção ativa e passiva, além da constituição de organização criminosa.
Com a autorização judicial da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, dez mandados de busca e apreensão foram expedidos para pessoas físicas e jurídicas que ocupam diferentes funções na hierarquia criminosa.
Cerca de 50 policiais federais e quatro servidores da Controladoria-Geral da União participam da ação, executando as medidas cautelares nos municípios de Domingos Martins e Vitória.
Os crimes investigados são frustração do caráter competitivo de procedimento licitatório; corrupção passiva; corrupção ativa; organização criminosa; e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas máximas para esses crimes alcançam 46 anos de reclusão.
Edição: Nádia Franco
Comentários

Geral
Homem é encontrado morto com golpes de terçado após festa em Rodrigues Alves
Gleison Albino de Oliveira, de 31 anos, foi encontrado morto com vários golpes de terçado na noite deste sábado (25), no Ramal do Alexandre, no rodovia AC-407, na zona rural do município de Rodrigues Alves, no interior do Acre.
Segundo informações da polícia, Gleison é morador do Ramal do Arco-íris e estava bebendo com “amigos” no Ramal do Alexandre, mas em um certo momento, acabou se desentendendo com os participantes da festa. Alexandre ainda estava armado com duas facas e tentou golpear os homens durante a discussão, mas acabou morto com vários golpes de terçado. Após o crime, os assassinos fugiram do local e deixaram o corpo da vítima jogado no ramal.
Moradores da região encontram Gleison sangrando muito e ligaram para o Copom, mas quando policiais militares do 6º Batalhão chegaram, o homem já estava sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também só atestou óbito da vítima.
Os PMs isolaram a área para o trabalho da perícia criminal. O corpo da vítima foi recolhido por agentes do Instituto Médico Legal (IML) em Cruzeiro do Sul, para serem feitos os exames cadavéricos.
O caso será investigado por agentes de Polícia Civil de Rodrigues Alves.
Comentários
Geral
Cenário de destruição: Carros foram arrastados pela força das águas
A vazante do Igarapé São Francisco, em Rio Branco, revelou um verdadeiro cenário de destruição. Por volta das 17h50 deste sábado, 25, muita gente ainda contabilizava os prejuízos.
Uma farmácia, que fica na rotatória da Praça do Relógio, na Avenida Ceará, foi totalmente destruída pela forte correnteza. A força da água derrubou uma parede de concreto.
Todo medicamento e mercadoria foram levados pela água. Uma oficina mecânica, que fica no mesmo terreno, também foi afetada. O prejuízo ainda não foi calculado. Carros, motos e barcos foram arrastados.
Uma caminhonete, que pesa cerca de 800 quilos, chegou a ser carregada pelas águas por quase 15 metros e, só parou quando bateu em uma árvore. Um gol foi parar no igarapé. O veículo está submerso.
Até uma parede de concreto armado foi derrubado. O proprietário da oficina disse que tudo aconteceu muito rápido. “Não deu tempo de retirar nada”, disse o empresário Beto Silva. Outros empresa da Avenida Getúlio Vargas também foram atingidas.
Comentários
Geral
Distribuição de água pelo Saerb está reduzida apenas nas localidades alagadas para evitar o desperdício

Aos poucos o abastecimento de água voltará ao normal nas localidades atingidas pelas águas (Foto: Assecom)
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) continua com a produção de água em sua normalidade. A distribuição está reduzida apenas nas localidades alagadas para evitar o desperdício.
Segundo o diretor-presidente em exercício, Sérgio Lima, houve um problema apenas na bomba, localizada no Horto, mas a equipe esteve no local pela manhã.
“A equipe precisou recolocar o motor com a previsão do abastecimento das localidade voltar ao normal a tarde. Estamos também liberando caminhões-pipas para abastecer a casa das pessoas necessitadas, cedemos a nossa frota de carros para Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e também alguns funcionários se voluntariaram para auxiliar nos abrigos”, disse Sérgio.
E concluiu: “Estamos acompanhando as nossas estações de captação ETA I e ETA II devido a cheia do rio Acre.”
Comentários
-
Geral2 dias atrás
Bebê de 4 meses morre em casa e pais são presos em flagrante no interior do AC
-
Geral2 dias atrás
Idoso tenta passar com carro em alagação e é amarrado para não ser levado pela correnteza
-
Flash2 dias atrás
Sem desabrigados por enquanto: Prefeito Jerry Correia destaca que Assis Brasil está em alerta
-
Extra17 horas atrás
Epitaciolândia declara situação de Emergência após rio acre invadir bairros e desalojar quase 200 famílias
-
Extra17 horas atrás
Populares e Bombeiros registram vazante do Rio Acre acima de Assis Brasil
-
Brasil2 dias atrás
De novo! Professores bolivianos bloqueiam as duas pontes entre Brasil e Bolívia em manifesto pro-educação
-
Extra18 horas atrás
Transtornos e lucro marcam segundo dia de enchente na fronteira
-
Acre2 dias atrás
Estado reconhece situação de emergência em Rio Branco