César Messias participa de homenagem da OAB nacional a Florindo Poersch e Fernando Pierro

O deputado federal César Messias (PSB) participou na noite desta segunda-feira, 13, da Sessão Plenária do Conselho Federal da OAB, realizada em Brasília. O evento homenageou os conselheiros federais Florindo Poersch e Fernando Pierro falecidos no ano passado. Messias fez pronunciamento e elogiou a trajetória desses dois operadores do direito que tinham atuação destacada no Acre.

Durante o evento, foram exibidos documentários especiais produzidos pelo Centro de Memória da Ordem. Familiares dos conselheiros pelo Acre participaram da homenagem, que emocionou os presentes.

“Não escolhemos onde nascer, mas onde morar sim. O Acre é muito grato pelo trabalho realizado por estes dois homens”, disse César Messias.

“Esta é uma singela mas honesta homenagem póstuma da OAB a esses dois grandes homens do direito, nobres em prol da advocacia acreana e que mudaram a história deste Estado. Com pesar relembramos estes exemplares advogados, cujas ausências são sentidas por todos, mas suas contribuições permanecerão vivas”, afirmou o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

“Queremos uma sociedade plural, democrática e aberta, que faça jus às vidas destes conselheiros, que se dedicaram ao engrandecimento da Ordem. Se a OAB completa 85 anos, é porque tantos advogados se dedicam voluntariamente à nossa entidade, e Florindo Poersch e Fernando Pierro são exemplos”, completou.

Florindo Poersch faleceu em julho de 2014, em decorrência de um câncer. Barão, como era conhecido, foi presidente da Seccional do Acre, responsável pela construção da sede da OAB. Vieram a Brasília para homenageá-lo sua viúva, Socorro, e o os filhos Larissa e Caio. Fernando Pierro faleceu em novembro do ano passado, por decorrência de um infarto. Sua mãe, Darcy, e a irmã, Cristiane, participaram da cerimônia.

Sobre Florindo Poersch, o parlamentar acreano lembrou que sua atuação foi fundamental para levantar o prestígio da OAB no Acre. Da mesma forma, o membro honorário vitalício Cezar Britto relembrou a batalha empreendida por Poersch pelo reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre. “Felizmente, o tempo nos permitiu resolver essa peleja”, afirmou. Ophir Cavalcante Jr., também ex-presidente da OAB, a humildade e a lealdade de Poersch fez com que conseguisse reverter a situação no Acre. “Por causa dele a OAB daquele Estado passou a ser respeitada e ouvida pela sociedade”, explicou. Roberto Busato, membro honorário vitalício, disse que o amigo “viveu seus sonhos, era afável, obstinado e uma pessoa encantadora e marcante”.

Samia Barbieri, conselheira federal, relembrou a atuação serena e decisiva de Fernando Pierro para resolver a crise pela qual passou o Estado do Mato Grosso do Sul, quando diversos conselheiros estaduais renunciaram. “Foi um brilhante representante da advocacia acreana, preocupado sempre com a unidade do Sistema OAB”, elogiou.

“Florindo Poersch e Fernando Pierro foram pessoas de alma leve. Agradeço a justa homenagem do Conselho Federal, que assim eterniza as atuação destes advogados, gestores que desbravaram o Estado do Acre. Eles continuam vivos e ainda fazem muita falta em nosso convívio”, finalizou o presidente da OAB-AC, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues.

Por assessoria parlamentar (com informações da OAB/Nacional – Fotos de Eugenio Novaes)

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima