César Messias manifesta apoio à Secretaria de Pequenos Negócios

O secretário Henry Nogueira visitou nesta quarta-feira o deputado federal César Messias em seu gabinete em Brasília. Nogueira está cumprindo agenda na capital federal e aproveitou a oportunidade para buscar o apoio de Messias para o fortalecimento das atividades de fomento ao empreendedorismo no Estado desenvolvidas pela sua pasta, a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN).

Uma das atividades previstas para ter início este ano é a implantação de feiras de economia solidárias em todos os municípios acreanos.

O secretario argumentou que, no primeiro mandato de Tião Viana, quando foi implantada a SEPN, a prioridade foi a realização cursos de qualificação para da população de baixa renda, na capital e no interior, bem como a distribuição de equipamentos para implantação de pequenos negócios.

Neste segundo mandato, de acordo com o secretário, as feiras se tornarão o grande instrumento para a comercialização dos produtos, possibilitando a geração de emprego e renda.

“Entendemos as feiras de economia solidária como um espaço não apenas de exposição e comércio, mas, sobretudo, como uma atividade que promova uma interação entre as comunidades  tornando assim uma cultura do local”, afirmou Henry.

Para César Messias a economia solidária, além de trazer benefícios sociais  a comunidade, compreende, também um  esforço político na construção do processo de emancipação dos trabalhadores, além de garantir gestão democrática e autônoma criando  oportunidades para os cidadãos  de desenvolvimento intelectual e para o aprendizado de um ofício.

“Compreendo a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretario Henry e, por isso, me coloco à disposição dele e de sua secretaria para garantir que as ações de promoção da economia solidária tenham êxito”, afirmou César Messias.

Na oportunidade o secretário  Henry entregou ao deputado, para conhecimento, uma cartilha que orienta como organizar feiras de economia solidária, uma ferramenta didática que auxilia na organização da realização dos eventos.

Encontro com Marina

Nesta quarta-feira, 15, César Messias também participou de um evento realizado pela Liderança do PSB na Câmara Federal que recebeu a ex-senadora e candidata a presidente nas eleições 2014, Marina Silva. Em companhia dos representantes de tribos indígenas e demais autoridades do ramo, Marina alertou aos parlamentares a necessidade de avaliar a PEC 215/00, que aprova a demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas em território nacional. César Messias já se manifestou contra à PEC.

“Esse ato trata-se da primeira agenda pública para articular assuntos políticos, desde a campanha eleitoral pelo PSB. O Congresso quer revisar unidades de conservação indígenas já criadas, o que extrapola todos os limites do razoável. Esta é uma articulação transpartidária e suprapartidária, e os indígenas querem o cumprimento da constituição”, destacou Marina.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima