Cerca de 100 Bombeiros Mirins concluem edição 2019 no Alto Acre

Curso encerrou com o tradicional banho de mangueira.

No final do dia desta sexta-feira, dia 29, o 5° BEPCIF localizado na cidade de Epitaciolândia, realizou o encerramento de mais uma edição do projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Governo do Acre, através do comando geral dos Bombeiros, levado a vários municípios do Estado.

Na regional do Alto Acre, que abrange Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, foram cerca de 104 novos jovens entre meninos e meninas com idade entre 12 e 14 anos, chegaram a conclusão da edição deste ano de 2019.

Vários convidados prestigiaram o evento, como o vice-prefeito de Epitaciolândia, Raimundo N. Freire Rodrigues, do coronel bombeiros James Clei e familiares. O curso conta ainda, com a parceria importante de vários comerciantes que disponibilizam apoio fundamental para que o projeto seja executado desde sua criação.

“Esse projeto é de fundamental importância para os jovens de hoje. Com essa época de cooptação por parte de grupos criminosos, estamos tendo uma grande parcela em poder abrir essa janela para um futuro melhor para eles. A Prefeitura é parceira e sempre será enquanto puder”, destacou o vice-prefeito de Epitaciolândia.

Veja histórico abaixo.

O Projeto Bombeiro Mirim, edição 2019, teve início dia 02 de abril, com efetivo de 100 crianças, divido em dois turnos. As crianças selecionadas contemplavam os critérios elencados no Projeto, sendo eles: média escolar 7,0; comportamento exemplar; disciplina, obediência, pontualidade e assiduidade.

Os alunos mirins receberam as mais diversas instruções, dentre elas: ordem unida, educação física, noções de primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento em altura, nós e amarrações, natação utilitária e salvamento aquático, além de ações sociais realizadas junto ao Caps de Epitaciolândia (apresentação teatral nas escolas intitulada: Valorize a vida, diga não ao Suicídio); atividades de reciclagem e palestras junto a equipe do projeto Rondon; Parceria com a Prefeitura de Brasiléia na corrida do fogo, inclusive com premiação para alguns mirins; Parceria com a Secretaria do Meio ambiente de Epitaciolândia, onde foram plantadas mais de 30 árvores.

Registramos também, as parcerias firmadas com as Prefeituras e iniciativa privada, onde foram disponibilizados a alimentação dos mirins durante todo o projeto; As secretarias de Saúde, onde foram ofertados atendimentos odontológicos a todos os mirins e a delegacia Civil de Epitaciolândia, por disponibilizar um dia específico para a retirada das Identidades.

Destaques e novos cabos mirins após formatura.

Foi realizado um intercâmbio a capital Rio Branco, com visita ao 1º Batalhão e Comando Geral, visita ao Horto, gameleira e shopping com direito a sessão de cinema, entre outras atividades.

Durante todo o projeto, foram efetuados acompanhamentos escolares e reuniões bimestrais com pais e/ou responsáveis legais e agora no dia 29 de novembro, sexta feira, foi realizada a tão esperada ‘Selva’ com 104 mirins, incluindo 35 do município de Xapuri, sob o comando do Tenente Ely e os demais mirins de Epitaciolândia e Brasiléia. Ressalte-se que, este evento só foi possível graças a parceria com o Exército Brasileiro que há 3 anos consecutivos vem realizando essa parceria com instruções de altíssimo nível, sobre Sobrevivência na Selva.

Tenete Coronel James Clei, representou o alto comando do Corpo de Bombeiros do Acre na formatura.

Neste último dia, os mirins chegaram ao pátio do 5° BEPCIF, às 3 horas da madrugada, às 6h foi ofertado o café da manhã e às 7 começaram as instruções na Companhia Especial de Fronteira (CEF) até às 18 h. A equipe Instrutora, Guarnição de serviço e o Comandante do 5 Bepcif, 1º TEN Saturnino, saíram do Exército em direção ao antigo aeroporto, onde foi realizado o tradicional banho de lama em seguido foram ao pátio do 5° Batalhão onde estavam os pais, amigos, convidados e também o Tenente Coronel, James Clei, representando o Comandante Geral dos Bombeiros, o excelentíssimo Senhor Cel Batista.

Nessa ocasião foi realizada a formatura de encerramento do Projeto Bombeiro Mirim, com a nomeação dos Novos Cabos Mirins para a edição 2020. Ao término do evento, era visível a emoção e as lágrimas dos alunos mirins que vivenciaram momentos únicos durante esses 8 meses. “Carinho, amor, dedicação, admiração e conhecimento é o que levaremos para sempre em nossas vidas”, disse com lágrimas nos olhos um dos Mirins.

Parabéns a todos os mirins que vencerem esse desafio e a todos os militares envolvidos.  Especialmente a equipe Instrutora, CB Luciana Maciel e CB Cleude, turma da manhã e CB Maíra e Cb Janes, turma da tarde, que se dispuseram ao máximo durante todo o ano, fazendo tudo com amor, dedicação e segurança para que tudo saísse perfeito.

Parabéns a todos.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima