Extra

Centro antigo de Brasiléia tem cerca de 60% de sua área alagada pelo Rio Acre

Fotos cedidas: Everton Solner

A cheia do rio Acre ainda continua subindo na cidade de Brasiléia. O grande volume de água registrado no município de Assis Brasil, onde desalojou centenas de moradores também no município peruano vizinho de Iñapari, ainda está chegando e desabrigando famílias.

No final da tarde deste domingo, dia 26, o nível da água marcou 12,47mt as 14 horas, passando pouco mais de um metro da marca de transbordamento. O rio Acre alcançou o Parque Centenário causando o aumento do nível das águas pelo centro cidade.

A Agencia Nacional das Águas – ANA/Hidroweb, marcou às 16 horas, horário do Acre, 11.96mt – 51 centímetros menos, dando sinal que já estaria recebendo a vazante que baixou em Assis Brasil, para o nível de 8.57mt às 14 horas deste domingo (26).

Fotos cedidas: Everton Solner

A expectativa é que o nível venha baixar significativamente, está sendo para o decorrer do dia desta segunda-feira, dia 27. Segundo foi informado, o trabalho de remoção de famílias continua por parte do Poder Público em parceria com os demais órgãos estaduais e federais.

Em tempo, esta é a quarta enchente registrada nos últimos 45 anos no município de Brasiléia; 1978, 2012, 2015 e 2023. Sendo que a de 2015, foi a maior já registrada alcançando quase 15 metros acima da cota de transbordamento, alagando 100% o centro antigo.

ATUALIZAÇÃO:

O rio Acre apresentou um aumento no nível no período da noite, após registrar o rompimento e invasão pelo Parque Centenário, fazendo com que as parte mais baixas da cidade recebessem mais água.

Dessa forma, o nível teve um aumento para a marca de 12,69mt, segundo a Defesa Civil e Agência das Águas – ANA/Hidroweb, divulgado às 21 horas deste domingo (26).

Os trabalhos da prefeitura juntos com os órgãos parceiros continuam visando a retirada de famílias que queiram sair da região mais afetada.

Foi informado que as regiões afetadas pela cheia estão tendo a energia desligada por medida de cuidados afim de evitar acidentes.

Mais informações a qualquer momento.

Fotos cedidas: Everton Solner

Fotos cedidas: Everton Solner

Veja vídeo:

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima