fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Caso Flordelis: Tribunal do Júri condena mais quatro réus

Publicado

em

Condenação foi por envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo

A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, durante o julgamento de quatro dos nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, executado a tiros em junho de 2019, pelo Tribunal do Júri de Niterói.

Após 22 horas de julgamento, o Tribunal do Júri de Niterói condenou, na manhã desta quarta-feira (13), mais quatro acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo. São eles: o filho biológico da ex-deputada federal Flordelis, Adriano dos Santos Rodrigues – a quatro anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto; o ex-policial militar Marcos Siqueira Costa – a cinco anos e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado; e sua esposa Andrea Santos Maia, a quatro anos, três meses e dez dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto; e o filho afetivo Carlos Ubiraci Francisco da Silva – a dois anos, dois meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto, por associação criminosa armada.

Carlos Ubiraci foi absolvido das acusações de homicídio triplamente qualificado consumado e da tentativa de homicídio duplamente qualificado. O advogado da família do pastor Anderson do Carmo, Ângelo Máximo, disse que entrou com recurso contra a absolvição: “Entrei com recurso para anular a sentença em relação ao Carlos e trazê-lo a novo julgamento perante o Tribunal de Júri de Niterói. Com relação aos demais réus, a assistência de acusação está satisfeita”.

André Luiz de Oliveira também seria julgado hoje, mas, por motivos de saúde do advogado, o seu júri será remarcado.

O julgamento começou às 11h de ontem (12) e terminou às 9h de hoje. Foram ouvidas 12 testemunhas, nove de acusação e três de defesa. Outras quatro testemunhas foram dispensadas. Depois, os quatro réus foram interrogados e, em seguida, acusação e defesa fizeram suas sustentações.

Em razão do número de acusados no processo, a juíza Nearis dos Santos de Carvalho Arce optou por dividir o julgamento em duas sessões. A segunda sessão do júri ocorrerá no dia 9 de maio, quando serão julgadas Flordelis, sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues; a neta, Rayane dos Santos Oliveira; e a filha afetiva Marzy Teixeira da Silva.

Adriano dos Santos Rodrigues, o ex-PM Marcos Siqueira da Costa e sua esposa Andrea Santos Maia foram condenados por uso de documento falso e associação criminosa armada. Eles foram condenados pelo envolvimento na produção de uma carta em que Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo de Flordelis, assumiria a culpa pelo assassinato do pastor.

O advogado do ex-PM e sua esposa, George de Farias, disse que a defesa está satisfeita quanto à sentença da Andrea porque não havia materialidade que pudesse ligá-la à questão da carta nem à ex-deputada Flordelis.

Dois filhos condenados

Lucas Cézar dos Santos de Souza e Flávio dos Santos Rodrigues, filhos da ex-deputada Flordelis, acusados da morte do pastor Anderson, durante Julgamento na 3ª Vara Criminal de Niterói.
Lucas Cézar dos Santos de Souza e Flávio dos Santos Rodrigues, durante Julgamento na 3ª Vara Criminal de Niterói – Tomaz Silva/Agência Brasil

No dia 24 de novembro de 2021, o Tribunal do Júri de Niterói condenou Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico da ex-deputada federal Flordelis, a 33 anos, dois meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado por homicídio triplamente qualificado consumado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada.

Ele foi denunciado como autor dos disparos de arma de fogo que provocaram a morte do pastor Anderson do Carmo de Souza, marido da ex-parlamentar, morto a tiros no dia 16 de junho de 2019.

Na mesma sessão de julgamento, Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo de Flordelis, foi condenado por homicídio triplamente qualificado a nove anos de prisão em regime inicialmente fechado. Ele foi acusado de ter sido o responsável por adquirir a arma usada no assassinato do pastor.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem tenta atropelar a ex e acaba contido por populares: “não sou bandido, sou corno ”

Publicado

em

Tiago dos Santos Souza, de 29 anos, foi amarrado por populares e depois preso pela Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (19), na região da baixada da Sobral, em Rio Branco, depois de tentar atropelar a ex-mulher. Após ser preso, que não é bandido, mas “um corno mal resolvido”.

Segundo a polícia, Tiago trafegava na rua Campo Grande, na baixada, em um carro preto, quando viu a ex-mulher – que já tem uma medida protetiva contra ele – em uma bicicleta com a qual Tiago a teria presenteado enquanto ainda estavam juntos. Indignado com o fim do relacionamento, ele subiu a calçada e tentou atingi-la, mas a mulher escapou.

Tiago arrastou a bicicleta por alguns metros, voltou de ré, passou por cima da bicicleta novamente. Percebendo que a vítima não tinha sido atingida, ele correu atrás dela entrando em uma bicicletaria, mas foi contido pelas testemunhas que o amarraram. Após o ocorrido, a mulher foi à delegacia registrar boletim de ocorrência.

Com a chegada da polícia, Tiago dos Santos foi algemado e disse à reportagem que é inocente. “Sempre [inocente], não sou bandido não. Sou um corno mal resolvido, mas vai ser resolvido”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeito Carlinhos do Pelado conhece tecnologia de Resíduos Sólidos em Santa Catarina e Celebra a Cooperação Técnica entre Cinreso/AC) e CIMVI/ SC

Publicado

em

Em busca de conhecer novas tecnologia, soluções sustentáveis e experiências sobre resíduos sólidos em outras regiões brasileira com gestores municipais, o prefeito Carlinhos do Pelado acompanhado do engenheiro da Prefeitura de Brasileia Anselmo Oliveira participam até está quarta-feira 19, com outros prefeitos acreanos da visita técnica a Santa Catarina, um estado referência no país pelas inovações e boas práticas de gestão sustentável de saneamento básico e de resíduos sólidos.

O encontro é promovido desde o dia16, pelo Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Acre (Cinreso/AC), onde o gestor municipal e os demais novos gestores da comitiva acreana assinaram, nesta terça-feira 18, um termo de cooperação com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em Santa Catarina.

Segundo Emerson Leão, diretor-executivo do Cinreso/AC, o acordo é inédito celebrado entre os dois órgãos que prever compartilhamento de experiências e a troca de informações para aprimorar as políticas de gestão de resíduos no Acre, adaptando soluções sustentáveis e eficientes utilizadas em Santa Catarina.

Para o Prefeito Carlinhos do Pelado o momento é de celebração com o acordo entre o Acre e Santa Catarina sobre resíduos sólidos e agora os municípios precisam trabalhar juntos para implantação no estado e na região do Alto Acre.

“Então, é motivo de muita alegria e motivação para nós de Brasileia, do Alto Acre conhecer essa tecnologia de alta qualidade aqui em Santa Catarina sobre resíduos sólidos. E agora precisamos estar juntos como consórcio para implantação de aterros sanitário através desse mesmo sistema que conhecemos aqui de tratamento de resíduos sólidos e suas diversas destinações”, afirmou o gestor municipal.

O Prefeito de Benedito Novo (SC), e vice-presidente do CIMVI, Jean Michel Grundmann receberam também os prefeitos Antônio Padeiro (Bujari), Olavinho Boiadeiro (Acrelândia), o vice-prefeito Sérgio Mesquita (Epitaciolândia), Rosana Gomes (Senador Guiomard), Valdélio Furtado (Marechal Thaumaturgo), César Andrade (Porto Walter), Naudo Ribeiro (Jordão) e Camilo Silva (Plácido de Castro). O Prefeito de Rio Branco e Presidente da Associação dos Municípios doAcre (AMAC), Tião Bocalom participou por vídeo conferência da reunião por causa das alagações na capital acreana.

O Senador Márcio Bittar, o Deputado Federal Eduardo Veloso e o chefe da Representação do Governo do Acre , Fábio Rueda também participaram do encontro.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policiais apreendem arsenal escondido em residência em construção na Cidade do Povo

Publicado

em

Armas, munições e colete balístico eram armazenados para possíveis confrontos entre facções criminosas; suspeito fugiu após deixar material no local

Um arsenal composto por quatro armas de fogo, munições e equipamentos de proteção foi apreendido por policiais militares do 2º Batalhão na noite desta terça-feira, 18, em uma residência em construção na Quadra 20B do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. O material, que incluía duas pistolas, um revólver calibre 38, uma carabina adaptada, 65 munições, uma capa de colete balístico e duas balaclavas, estava escondido no local e seria utilizado em confrontos entre facções criminosas que disputam território na região.

A descoberta ocorreu durante um patrulhamento de rotina, após um morador relatar a movimentação suspeita de um veículo Onix prata. Segundo testemunhas, um homem desceu do carro carregando um volume, entrou na construção e saiu de mãos vazias, fugindo em seguida para local desconhecido. Ao investigarem o endereço, os policiais encontraram o arsenal escondido.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Segunda Regional de Polícia Civil, que investigará a origem das armas e os responsáveis pelo armazenamento. A operação reforça a atuação das forças de segurança no combate ao crime organizado na região.

Comentários

Continue lendo