Capacidade de armazenagem em silos no AC é de apenas 15% da produção de grãos prevista para 2021, diz pesquisa

Pesquisa de estoques foi divulgada na primeira quinzena de novembro e mostrou que a previsão estimada do estado é 134,5 mil toneladas de grãos e capacidade de armazenar é de 20.880.

Com crescimento médio de 4% nos últimos anos, o Acre tem uma capacidade de armazenagem de grãos de apenas 15% da produção total em 2021. Dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em relatório do Observatório do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.

A pesquisa de estoques foi divulgada na primeira quinzena de novembro e mostrou que a previsão estimada do estado é 134,5 mil toneladas de grãos e a capacidade total é de armazenar somente 15,5% dessa produção.

Conforme os dados, a capacidade do estado suportaria um total de 20.880 toneladas. O número é o mesmo de 2020, que apresentou crescimento pequeno a cada dois anos, desde 2015, quando tinha capacidade total de 20.080 toneladas na época.

No final do mês de abril deste ano, o silo localizado na Vila Pia, Km 58 da BR-317, sentido Boca do Acre (AM), desabou. O armazém tinha aproximadamente 9 metros de altura e abrigava cerca de 18 mil sacos de milho. Um laudo dos bombeiros apontou pode ter tido uma falha na base da estrutura, mas diz que somente um estudo mais aprofundado detectar qual a causa específica do incidente.

Em julho, o governo informou que o silo já tinha voltado a secar grãos, após todos os transportadores serem arrumados.

Dados nacionais

 

No Brasil, foi registrada alta de 2,5% no total de capacidade útil disponível para armazenamento no primeiro semestre de 2021, frente ao semestre anterior, chegando a 180,6 milhões de toneladas.

Ainda conforme os dados, o Mato Grosso possui a maior capacidade do país, com 44,4 milhões de toneladas. O Rio Grande do Sul e o Paraná aparecem logo depois, com 34,3 e 32,6 milhões de toneladas de capacidade, respectivamente.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre