Acre
Candidatos do concurso do ISE protestam na Aleac por PL de 2018
Leônidas Badaró
Candidatos que fizeram o último concurso do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) fizeram protesto na manhã desta terça-feira, 2, na Assembleia Legislativa.
O protesto acontece após o chamamento de aprovados no concurso público feito pelo governo que nomeou mais de 300 novos servidores para a instituição.
Os candidatos, que passaram por todas as fases, como a investigação social e exames médicos, não foram contemplados com o curso preparatório.
“Nós fizemos todas as etapas e não ficamos no Cadastro de Reserva. Estamos aqui na Assembleia porque no nosso entendimento estamos contemplados no PL de 2018 de autoria do então deputado estadual Roberto Duarte. Queremos apenas a retificação do edital para que sejamos inseridos como Cadastro de Reserva”, afirma Fernando Alves, da comissão do Cadastro de Reserva.
De acordo com os manifestantes, há dois meses foi enviado um pedido de retificação do edital, mas o governo ainda não respondeu. Além dos deputados, o assunto também já foi encaminhado ao Ministério Público do Estado do Acre.
Comentários

Acre
Projeto Saúde em Redes realiza primeira ação de fortalecimento do programa em Assis Brasil
Iniciou nesta terça-feira 30, em Assis Brasil o Programa “Saúde Redes”, executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o intuito de aprimorar a governança e a organização das redes de atenção à saúde em municípios de pequeno porte, além de qualificar as ações de gestão e fortalecimento do processo de regionalização.
No final do mês de março de 2023, o programa foi lançado de forma oficial para a regional do Alto Acre. Na ocasião o prefeito Jerry Correia destacou que a adesão ao programa Saúde Redes enchia de esperanças os prefeitos do Alto Acre diante dos desafios no tocante a saúde.
O projeto conta com a parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e foi desenvolvido e demandado pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems). No Acre, o projeto conta com a colaboração do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e com os municípios participantes da regional do Alto Acre.
Para Karen Rocha, coordenadora das oficinas do Saúde Redes, serão feitas duas oficinas de forma presencial nas regiões em que o programa está sendo implementado, e depois as equipes de saúde serão monitoradas durante o período de inspeção para em seguida passar a uma nova etapa do programa.
Karem lembra ainda que essa experiência do Saúde Redes, teve origem no Paraná e tem se estendido a outros estados. “Agora com o apoio do Hospital Oswaldo Cruz e do Proadi-SUS, que é esse programa que apoia as iniciativas voltadas para o fortalecimento do SUS, nós estamos trazendo e começaremos aqui no Acre”, diz ela.
O objetivo maior do programa é que os profissionais de saúde possam estar ainda mais capacitados para atender a população.
Comentários
Acre
Governo do Estado beneficia 768 famílias de Mâncio Lima com a entrega de títulos definitivos
No dia em que comemora 46 anos de emancipação política, Mâncio Lima foi contemplado com mais uma importante ação governamental. Desta vez, o Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou, nesta terça-feira, 30, a entrega de 768 títulos definitivos para moradores da cidade mais ocidental do país. A solenidade contou com a participação do governador Gladson Cameli.

Nesta terça-feira, 30, o governo do Estado fez a entrega de 768 títulos definitivos em Mâncio Lima. Foto: Marcos Vicentti/Secom
“Aqui está mais uma prova de que, unidos, somos mais fortes. Em nome do governo do Estado, gostaria de agradecer o Tribunal de Justiça, a Prefeitura de Mâncio Lima, a Assembleia Legislativa e todos os nossos parceiros. Quase 800 famílias foram contempladas e vamos continuar ajudando a nossa população nos 22 municípios”, afirmou o governante.
A distribuição dos documentos de regularização fundiária faz parte do Programa Minha Terra de Papel Passado, do Iteracre, e beneficiou famílias dos bairros Centro, José Martins e São Vidal. O investimento público foi de R$ 4,9 milhões.

De acordo com o governador Gladson Cameli, a regularização fundiária é uma política pública de Estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom
Além de proporcionar cidadania, os títulos possibilitarão que as famílias tenham acesso aos programas de crédito imobiliário e contribuirão com a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com a gestão ambiental urbana.
“O Programa Minha Terra de Papel Passado tem trazido dignidade para milhares de famílias. Nos próximos meses, entregaremos mais títulos definitivos em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Rio Branco”, garantiu Gabriela Câmara, presidente da autarquia.
O Colégio São Francisco foi contemplado com a documentação. Graças à regularização, a unidade de ensino, que funciona há quase 50 anos no município, poderá receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de uma quadra poliesportiva no valor de R$ 500 mil.

Freira Maria Farias, gestora do Colégio São Francisco, comemora o recebimento do documento que possibilitará a construção da quadra poliesportiva da unidade de ensino. Foto: Marcos Vicentti/Secom
“Já tínhamos o recurso para construir a quadra, mas a liberação pelo FNDE depende da documentação da terra. Agora, em posse do título, vamos poder dar início a essa obra, que será muito importante para os nossos alunos”, comemorou a gestora do colégio, a freira Maria Farias.
Morador do Bairro São Vidal há oito anos, Raimundo Nonato dos Anjos também recebeu o título definitivo de sua propriedade. “Estou muito feliz por estar recebendo esse documento e agora eu posso dizer que a minha casa é realmente minha”, disse.

Raimundo Anjos também foi contemplado com o título definitivo. Foto: Marcos Vicentti/Secom
O evento contou ainda com a participação do secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni; do prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima; e dos deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues, Luiz Gonzaga, Manoel Moraes, Nicolau Júnior e Pedro Longo; entre outras autoridades.
Comentários
Acre
Câmara de Brasiléia adquire moto para agilizar processos de entregas de documentos e oficios

Na manhã desta terça-feira, 30, o presidente Marquinhos Tibúrcio em nome desta Casa Legislativa, recebeu uma motocicleta modelo Honda Pop Moto 110i, Ano 2023.
A Motocicleta foi adquirida com recurso próprio por meio do Pregão N° 002/2023 e tem como finalidade, atender as necessidades da Câmara Municipal de Brasiléia.
De oportuno, a empresa ganhadora do pregão, Star Motos Ltda, doou para a Câmara Municipal de Brasiléia um capacete e um baú.
Comentários
-
Extra2 dias atrás
Polícia boliviana prende trio após praticar assalto em loja de Cobija
-
Geral2 dias atrás
Jovem sai para comprar bebida e quase é morto na cidade de Xapuri
-
Extra2 dias atrás
Polícia Civil de Xapuri prende mulher que trazia cocaína para ser revendida no município
-
Acre2 dias atrás
Policial Penal supostamente alcoolizado invade pista contrária e causa acidente em Rio Branco
-
Brasil1 dia atrás
Vídeo: PM realiza a maior apreensão da história do estado de SP com mais de 12 toneladas de maconha
-
Geral2 dias atrás
‘Mui amigo’: Jovem acusa vizinho de ter atirado em seu joelho quando caminhava em via pública
-
Extra2 dias atrás
Em plena luz do dia: Policial penal reage à assalto e acaba ferido pela própria arma
-
Flash21 horas atrás
Vereadores da base de Brasiléia se reúnem para escolher nome para sucessão de Fernanda Hassem