Campeonato Estadual de Futebol terá novo formato

Competição começa no dia 7 de fevereiro

Durante reunião realizada na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), na noite desta quinta-feira (5), com a participação de seis dos oito clubes que disputam a Série A do Campeonato Acriano, ficou definido que a competição começa no dia 7 de fevereiro de 2016.

Segundo o presidente da FFAC, Antônio Aquino, a antecipação do calendário do futebol profissional é necessária devido à disputa dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e uma exigência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os jogos do Acreano serão disputados às quintas-feiras e domingos e a primeira rodada terá os seguintes confrontos:

Rio Branco x Andirá

Galvez x Alto Acre

Atlético-AC x Vasco-AC

Plácido de Castro x Amax

Sistema de disputa

O Campeonato Acreano 2016 será disputado por oito equipes, divididos em dois turnos. No primeiro turno, as equipes jogam entre si, em sistema de pontos corridos. Quem vencer o primeiro turno será o representante do Acre no Campeonato Brasileiro da Série D 2016 e estará classificado para a final do Campeonato Acriano.

Os dois últimos classificados serão eliminados e o lanterna estará rebaixado para a Segunda Divisão em 2017. No returno, apenas seis times seguem na luta pelo título. Os clubes jogam entre si, em sistema de pontos corridos. O campeão se classifica para a decisão e será o representante do Acre na Copa Verde 2017.

Caso o campeão do primeiro turno seja o mesmo do segundo, será campeão estadual e vai representar o Acre na Copa Verde em 2017 e na Copa do Brasil 2017. Se o Acre tiver direito a duas vagas o vice campeão do certame será o segundo representante do Estado.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima

Notícias recentes