Campanha de vacinação contra o HPV é iniciada em Epitaciolândia

*Com informações da Assessoria

A Prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando neste mês de Março, mais uma campanha de vacinação contra o HPV, que previne o Câncer do Colo do Útero. A iniciativa tem como público alvo meninas com idades entre 9 e 11 anos.

A equipe da saúde pretende vacinar até o fim do mês o maior número de meninas. Para obter esse sucesso, os assistentes da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão as escolas das redes municipais e estudais com o objetivo, também, de informar as garotas sobre a importância da vacina. Porém, se no decorrer do evento, apresentar meninas de 12 e 13 anos sem vacina ou esquema incompleto, será recomendado o uso da vacina, disse a secretária Adriana Hassem.

Sobre o HPV

Papiloma vírus Humanos (HPV) é um grupo de vírus que infectam a pele. Há mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que alguns levam a verrugas genitais ou alterações celulares anormais no colo do útero, que podem causar câncer.
A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

Um estudo comparou mulheres vacinadas que nunca haviam sido expostas ao vírus às mulheres vacinadas já expostas. Os resultados mostraram que a vacina tem eficácia muito maior nas adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, ou seja, que ainda não iniciaram sua vida sexual. Por isso, para vacinar, a adolescente não precisa estar com a vida sexual ativa, pelo contrário, quanto antes vacinar, mais fácil proteger.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima