Campanha contra as drogas passa a ser obrigatória em escolas

A prevenção por meio da conscientização sobre o não uso de drogas será tema de campanha nas escolas públicas e privadas do Acre. Na prática isso já acontece junto a estudantes do ensino fundamental, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Agora, coma sanção governamental à lei nº 3.154, ocorrida em 29 de julho passado e publicada hoje, 1º de agosto, no Diário Oficial, a prática torna-se uma obrigação. Além de levar conscientização aos alunos, pela regra, usuários de drogas identificados deverão ser encaminhados a tratamentos que contribuam para a recuperação dele.

O intuito da nova lei também é o de difundir ensinos sobre os malefícios das drogas, ouvindo desse ex-dependentes até instituições que trabalham contrários à massificação dos vícios, incluindo o alcoolismo, tabagismo ou de drogas ilícitas como a maconha ou a cocaína.

O que chama atenção é que a legislação acreana é praticamente a mesma que fora aprovada no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em 2015, sob a proposição do deputado estadual carioca Márcio Canella.

Anualmente, o poder público e a iniciativa privada deverão realizar ações preferencialmente na semana do dia 26 de junho, data que foi formalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o dia internacional de combate às drogas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima