Caminhada marca Dia do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Epitaciolândia

A Prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social (CRAS/CREAS; CONSELHO TUTELAR), realizaram nesta segunda-feira dia 18 de maio uma caminhada de enfrentamento a Violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A data foi escolhida pelo dia que marcou um violento crime que ocorreu na cidade de vitória no Estado do Espírito Santo. No ano de 1973 uma criança acabou sendo raptada, estuprada e assassina. O crime ficou conhecido como “Caso Araceli”, que acabou chocando do país, pela violência cometida por jovens de classe média e alta daquela cidade.

O evento contou ainda com a participação do Prefeito André Hassem, Secretária de Assistência Social Leanne Duarte de demais secretários, Padre Raimundo, Vereador Rubens, grupo de idosos do Centro de Referência do Idoso do município, estagiarias do curso de serviço social da UNOPAR, Equipe dos Bombeiros Mirins, alunos e professores da rede de ensino municipal. Percorreram a Avenida Santos Dumont nos dois sentidos com faixas e cartazes com dizeres chamando a atenção da população para estes tipos de crimes que acontecem dentro de casa, para que as pessoas denunciem através do disk 100 ou via Conselho Tutelar.

Epitaciolândia é situada geograficamente em uma área que deixa crianças e adolescente em grande vulnerabilidade por ser em uma área fronteiriça, com grande facilidade de aliciamento tanto para prostituição ou para uso de drogas ilícitas.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social vem desenvolvendo políticas públicas voltadas a fortalecer a base familiar a fim de amenizar problemas que atingem diretamente nossas crianças e adolescentes. Os programas de inclusão como o Bolsa Família, PETI, Pro jovem dentre outros estão sendo executados com muita atenção por parte da Secretária de Ação Social e Primeira Dama Leanne Duarte, a mesma tem acompanhado de perto os trabalhos sociais e conversado com as famílias para verificar em loco os problemas sócias e buscar juntos aos órgãos Federais e Estaduais soluções rápidas e eficaz.

O prefeito André Hassem deixou uma mensagem para as famílias:

“Graças a Deus nossa cidade está unida contra esse tipo de violência, temos em Epitaciolândia poucos casos de exploração e abusos sexuais e quando algo dessa ocorrência surge toda uma equipe preparada entra em ação. Hoje podemos contar com a Secretaria Municipal  de Cidadania e Ação Social de Epitaciolândia,  com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social  – CREAS, com o próprio Conselho tutelar que tem nos dado total apoio. E eu quero dizer às famílias que já sofreram, ou estão passando por este tipo de  agressão que nos procure que não se cale, porque juntos nós somos mais fortes. Não vamos nos emudecer, mas vamos juntar nossas forças e punir os criminosos, da maneira correta diante da lei nós temos amparo. E que a cada dia nossa cidade esteja mais segura e preparada para lidar com essas situações, onde nossos filhos, porque eu também sou pai, possam crescer debaixo de segurança e cuidado, onde se um vê denuncie sem medo, levante a voz, preste socorro. Que deus abençoe a todos.”

Caso você saiba de algum caso aonde uma criança ou adolescente vem sendo vítima de abusos, exploração sexual, ou qualquer espécie de violência, sendo ela física ou psicológica, ligue para o disk 100.

Denuncie, não seja mais um cúmplice dessas violências.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima