Câmara abre inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2019

Programa simula jornada parlamentar com estudantes de ensino médio, que devem enviar um projeto de lei de sua autoria, de tema livre e impacto nacional, propondo melhorias para o País. Encontro será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília

Assessoria Câmara dos Deputados

Já estão abertas (de 27 de março a 31 de maio), as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa da Câmara dos Deputados que simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares.

Durante o encontro, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

O estudante Paulo Vitor Abreu Aguiar (foto), do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, no município de Porto Franco, foi um dos três maranhenses selecionados na última edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que possibilita aos jovens experiências com o processo político e democrático na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“O PJB é incrível. Você tem todas as experiências que um jovem protagonista pode vivenciar. Lá você desenvolve seu poder de argumentação, amplia seu conhecimento. Não é só ir em Brasília, é uma experiência que transforma a nossa vida, porque a partir do projeto que elaboramos, podemos ajudar o próximo e incentivar outros jovens a serem protagonistas”, ressaltou o estudante Paulo Vitor, que participou da edição do programa em 2018.

Inscrições

Para participar do PJB, o estudante precisa enviar a ficha de inscrição, um projeto de lei de sua autoria, de tema livre e impacto nacional, e a documentação necessária para a Secretaria de Educação do seu Estado, conforme previsto no Manual de Procedimentos do PJB 2019.

Serão selecionados 78 projetos de lei.

O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Câmara, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

Mais informações estão disponíveis na página do PJB, na Fanpage: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro ou no Instagram www.instagram.com/parlamentojovembrasileiro.

Estudantes no plenário da Câmara de Deputados. (Foto: Divulgação).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria