‘Buraco Negro’: Acre omite dados e informações sobre sistema prisional, afirma site

Estado não apresenta informações e dados referentes ao sistema prisional.

Acre omite dados e vive também ‘buraco negro’ de informação sobre as cadeias

iG

Não é novidade que o Acre, a espelho do restante do Brasil, vive uma realidade aquém do aceitável, no que diz respeito à superlotação de cadeias. Não bastasse a superlotação, o Estado, agora, omite dados e vive também ‘buraco negro’ de informação sobre as cadeias.

Apesar de estar previsto na Lei de Acesso à Informação desde 2012, pelo menos 16 estados brasileiros ainda não têm, ou não disponibilizam, de maneira completa, informações e dados referentes ao sistema prisional do país.

O iG, em publicação com base em um estudo feito pelo Grupo de Estudos Carcerários Aplicados da Universidade de São Paulo (Gecap-USP), afirma que que analisou os sites de todos os governos estaduais.

“O cenário encontrado é de um ‘verdadeiro buraco negro’ de informações sobre a situação nas cadeias brasileiras e ajuda a explicar o caos que veio à tona, recentemente, no Maranhão”, informa o site.

No Acre, a situação é ainda pior. O estado não possui um responsável pela situação, ou este não foi encontrado.

“O iG procurou as assessorias de imprensa dos Estados, mas não conseguiu localizar os responsáveis pela situação no Piauí e Acre”.

Fonte: ContilNet

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima