O brasileiro Matheus Silveira, de 30 anos, voltou ao Brasil após passar mais de dois meses preso nos Estados Unidos. Ele foi detido em novembro de 2025 pelo Serviço de Imigração e Fronteira dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), durante uma entrevista para obtenção de visto.
Ele retornou ao Brasil na quarta-feira (11/2) por meio do programa “Aqui é Brasil”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O órgão informou que outros 59 brasileiros chegaram ao país no voo, que pousou em Confins, Minas Gerais.
Em 24 de novembro, Matheus foi acompanhado da esposa, a norte-americana Hannah Silveira, a uma entrevista para a obtenção do visto de residência permanente nos Estados Unidos, no Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), em San Diego, Califórnia.
Matheus e Hannah se casaram em agosto de 2024
Segundo relato de Hannah, a entrevista caminhava para a conclusão do processo quando a agente responsável informou que havia pessoas aguardando no corredor.
Então, segundo a esposa, quatro agentes do ICE entraram na sala e prenderam o brasileiro, alegando a existência de um mandado contra Matheus por permanência irregular nos EUA. Ele ficou preso no Centro de Detenção de Otay Mesa, em San Diego.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL