Brasiléia e Epitaciolândia estão entre os 112 municípios sem bibliotecas públicas

Alexandre Lima, com EBC

O Ministério da Cultura lançou em dezembro o novo cadastro de bibliotecas públicas e comunitárias do país. Os números atuais indicam que 112 dos 5.570 municípios não contam com espaços públicos de leitura, embora o Brasil disponha de 6.701 bibliotecas públicas já cadastradas e em torno de 3 mil comunitárias.

De acordo com o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério, Volnei Canônica, o novo cadastro, lançado no evento Território Leitor, que ocorreu no dia 1º de dezembro em Brasília, permitirá colocar os equipamentos em rede para troca de informações e experiências.

“Agora, vamos começar uma campanha para que todas [as bibliotecas] se autodeclarem e se cadastrem, de modo a iniciarmos o mapeamento e o diálogo. Faremos um mapeamento online para podermos monitorar e a própria comunidade entrar e informar que a biblioteca não está mais aberta’. Queremos, de alguma maneira, fazer uma intervenção, conversar com o gestor público, para saber o que houve, a razão dessa biblioteca não está mais aberta”.

Segundo Canônica, o país não tem bibliotecas em número suficiente para atender a população. Ele destacou que a biblioteca é o principal equipamento cultural que o município deve ter e precisa ser preservado. “É o equipamento cultural que hoje chega ao maior número de pessoas. Não temos tantos museus quanto bibliotecas. Também não temos tantas salas de cinema. Então, cortar recurso para as bibliotecas é realmente cortar o maior e, às vezes, o único equipamento cultural que aquele município dispõe.”

Neste meio, os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, localizados no estado do Acre, na fronteira com a Bolívia, estão desprovidos de espaço para leitura, por questões ainda não esclarecidas pelo governo do Acre.

Brasiléia perdeu investimentos de quase um milhão de reais, ao deixarem voltar verbas federais. Segundo foi informado, desde 2012 era para ter construído uma biblioteca. Já Epitaciolândia, está com o prédio em reforma e não se tem data para conclusão da obra que está parada.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima